Significado de Briefing

O que é Briefing

Briefing é um substantivo masculino e o termo é proveniente da língua inglesa.

O significado de Briefing é um conjunto de informações ou dados para desenvolver uma tarefa, missão ou trabalho.

Significado de briefing

Significado de briefing

A tradução do termo para o português é resumo.

Briefing é um documento, um roteiro de ação onde constará:

  • Histórico da empresa,
  • Problema(s) que está enfrentando,
  • Seus objetivos,
  • Plano de ação,
  • Público-alvo que pretende-se atingir,
  • Áreas de interesse de cunho geográfico e suas limitações,
  • Recursos disponíveis,
  • Prazos,
  • Custos.

Algumas empresas apostam em outros itens para deixar o briefing mais completo, como é o caso de dados como:

  • A análise do macroambiente,
  • Cultura do consumo de algum determinado produto,
  • Benchmarking,
  • Síntese econômica,
  • Análise de matriz SWOT,
  • Entre outros.

Todas essas informações devem estar relacionadas com o trabalho/tarefa a ser desenvolvida e solucionada.

Embora precise constar as informações citadas, o documento precisa ser breve, ou seja, que conste somente as informações relevantes para o caso. Se for muito extenso, ele pode atrapalhar o processo, levando a decisões erradas pela demasia de dados, enquanto que um briefing curto pode estar simplesmente incompleto e dificultar o entendimento.

Por isso, quanto mais curto melhor, porém longo se for necessário – é assim que o briefing deve ser visto!

É claro que há variados modelos de briefing – mas nunca um pronto – e por isso, cada agência ou organização cria seu próprio modelo a partir de suas necessidades.

Portanto, vê se o briefing como uma base de um processo de um planejamento, pois ele procura mapear o problema – e juntamente com as pistas encontradas – produz ideias para gerar soluções.

Essa forma de agir é muito utilizada em áreas de Administração, Publicidade, Design e Relações Públicas.

Em uma agência de propaganda, por exemplo, o briefing se torna um processo fundamental para realizar um processo publicitário. As informações são passadas de uma pessoa para outra, como um estágio do planejamento de uma propaganda, de modo que cada colaborador necessário entenda e auxilie no caso.