Significado de Bronquite

O que é Bronquite

Bronquite é um substantivo feminino. O termo vem do Grego bronchos, que significa “mole, úmido” e –ite, sufixo que determina uma inflamação.

O que é Bronquite:

O significado de Bronquite é a inflamação dos tecidos dos brônquios, que são os canais (ramificações) que transportam o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Este tipo de problema acontece quando os brônquios ficam permanentemente inflamados e contraídos, por causa de um acúmulo de secreção que não está mais sendo eliminado, ou seja, os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios não mais eliminam o muco que está nas vias respiratórias, provocando uma obstrução do ar e dificultando a respiração.

A bronquite é classificada como aguda ou crônica, sendo que sua diferença aborda a duração e a gravidade dos sintomas – nesse caso, a bronquite aguda pode ter uma duração mais curta (geralmente uma ou duas semanas), enquanto que a bronquite crônica a duração pode chegar a três meses ou mais (até durante dois anos).

Na bronquite crônica, os sintomas não desaparecem e possuem piora pela manhã.

Como causas da bronquite, destacam-se conforme o tipo (aguda ou crônica):

  • Bronquite aguda: vírus, mas também alguns casos por resultado de infecção bacteriana.

Uma crise pode ter seu desencadeamento por meio de poluentes químicos e ambientais.

  • Bronquite crônica: principal causa é a fumaça do cigarro, embora possa ser também uma extensão da bronquite aguda.

O tratamento para a bronquite aguda não é específico, porém existem algumas recomendações para melhorar o bem-estar durante o período de duração do problema, tais como: hidratar-se bem, utilizar analgésicos, descongestionantes, evitar exposição aos fatores de risco e uso de vaporizadores.

Já na bronquite crônica, a medida fundamental é parar de fumar, evitar locais que tenha fumantes, além de utilizar medicações com orientação médica, tais como anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros.

Bronquite alérgica

A bronquite alérgica é também chamada de asma brônquica, caracterizando-se como uma inflamação que é, na realidade, a asma em si. Por ocorrer em qualquer idade, a bronquite alérgica tem como sinais e sintomas a falta de ar, o cansaço, a tosse e o chiado no peito.

Dependendo do agravamento, pode-se ocasionar sufocamento no paciente, pois com a irritação dos brônquios, que já estão inflamados, a obstrução do ar compromete todo o organismo.

As causas da bronquite alérgica seguem o mesmo padrão comentado acima, sendo alguns exemplos: a poeira, ácaros, lã, mofo, penas, alguns alimentos, mudanças climáticas, bactérias, medicamentos, entre outros.

Outras doenças respiratórias

O aparelho respiratório não só está propenso a sofrer de bronquite, mas também a outras doenças que merecem destaque. São elas:

  • Rinite: é a inflamação das mucosas da cavidade nasal,
  • Sinusite: é a inflamação dos seios nasais,
  • Bronquiolite: é a inflamação dos bronquíolos,
  • Enfisema pulmonar: é uma doença pulmonar obstrutiva crônica que danifica os alvéolos pulmonares,
  • Tuberculose: é uma doença infectocontagiosa que afeta os pulmões,
  • Pneumonia: é a infecção que se instala nos pulmões, podendo comprometer a região dos alvéolos pulmonares e, às vezes, os interstícios (que são os espaços entre um alvéolo e outro).

O significado de Bronquite está na categoria Significados