Significado de Burguês

O que é Burguês

Significado de burguês

Burguês é como é chamado o indivíduo que vem da burguesia, ou seja, o indivíduo que vem da classe social que está ligada a detenção da produção industrial e ao comércio.

O Que é Burguês

Na Idade Média, o burguês era o habitante do burgo, ou seja, das cidades cercadas por muros em que o comércio era bastante desenvolvido. Com o tempo, o termo burguês virou sinônimo de comerciante.

Já pelo final da Idade Média, a aristocracia não via os burgueses com bons olhos, pois esses ficavam cada vez mais ricos e paulatinamente foram tornando-se uma classe influente que foi pouco a pouco foi ofuscando a importância social dos nobres.

O burguês, à medida que ganhava importância social, foi desenvolvendo uma cultura própria, que os distanciava da plebe e ao que, mesmo tempo que se diferenciava dos nobres, os igualava em saber, polidez, cortesia, bons modos etc.

Com a Revolução Industrial, essa classe burguesa passou a assumir o controle da indústria, ou seja, dos meios de produção, e a partir de então, de acordo com a teoria marxista, passou a ser a classe dominante. O burguês agora é aquele que decide os rumos da sociedade e explora os menos favorecidos visando a máxima lucratividade.

O significado de Burguês está na categoria Significados