Significado de Burguesia

O que é Burguesia

Burguesia é o termo utilizado para designar uma classe social do capitalismo. Ela é formada por donos de terras, empresários ou todos aqueles possuidores de riquezas, ou seja, são os que detêm a maioria do capital em suas mãos.

Burguesia é a característica do burguês, isto é, são os detentores do poder e do dinheiro. Eles foram inseridos dentro de uma nova classe que ficava entre os nobres e os plebeus.

O oposto desse termo é o proletariado, formado pela classe operária, trabalhadores que prestavam serviço a esses burgueses. Eram os assalariados, cujo único bem era a sua mão de obra.

Origem da burguesia

O termo burguesia provém do Latim “burguesis” e do Francês “bougeoisie”, referindo-se aos burgos ou cidades medievais, onde os mercadores habitavam, sendo por isso denominados burgueses.

Os burgueses passaram a assumir maior poder a partir das grandes navegações e após a Revolução Industrial, que influenciou de forma significativa a cultura desse povo, surgindo assim uma nova classe dominante e formando um novo tipo de sociedade capitalista.

Tal poder foi sendo ampliado devido à prática do comércio e da inserção da burguesia à nobreza. Após a Revolução Francesa, a burguesia começou a participar de forma ativa na sociedade e a influenciar a vida política, social e econômica do povo.

Com o passar dos anos, a burguesia foi tomando novos rumos e se diversificando entre alta burguesia, aqueles que detinham os meios de produção, a média e pequena burguesia (considerada classe média durante o Sec. XX), que exerciam profissões liberais e participavam das da alta esfera econômica da época.

Hoje em dia, a palavra “burguês” assumiu um sentido mais pejorativo. São consideradas burguesas aquelas pessoas economicamente privilegiadas e que não se infiltram no meio dos menos favorecidos, ou seja, a classe trabalhadora.

O significado de Burguesia está na categoria Significados