Significado de Buzz

O que é Buzz

Buzz é uma palavra do idioma inglês, que tem como significado zumbido, zunido, burburinho, podendo ser aplicada também para classificar um murmúrio ou um sussurro.

O que é Buzz?

Utilizado na gíria, buzz pode se referir a uma conversa animada, ou mesmo a um ruído de fundo no ambiente. O termo também pode ser aplicado ao marketing, sugerindo uma ideia que aparece do nada e acaba se espalhando de forma diferente, contagiando e incentivando as pessoas, da forma dos virais da internet, quando uma piada aparece na hora certa, para as pessoas certas e no lugar certo.

Em se falando em internet, o termo buzz também é usado nas redes sociais, onde seu significado diz respeito a algo que tenha sido publicado por alguém e que, pelo seu impacto, gerou um falatório, um meme, com comentários espalhados por todos os usuários.

Na língua inglesa, o dicionário virtual The Free Dictionary define como conceito mais aceito de buzz o seguinte: “To talk or gossip with air of excitement or urgency”, ou seja, “para falar ou fofocar com ar de excitação ou de urgência”.

No seu contexto original, o termo buzz serve para definir o barulho feito por abelhas ou por pássaros, como o beija-flor, sendo também aplicado para o sussurro da voz humana. Como substantivo no inglês, sua origem remonta ao século XVII, indicando alguma coisa que voa suavemente, como definem os dicionários. Na qualidade de verbo, buzz pode ter se originado ainda no século XVI, podendo ser considerado como onomatopeia, ou seja, uma palavra que imita o som original.

No início do século XX, o termo era usado para indicar o toque do telefone, sendo comum utilizar a frase “give someone a buzz”, ou seja, “dar um telefonema” ou “ligar pra alguém”. Na aviação, a gíria dos pilotos da Segunda Guerra Mundial usava o termo buzz com o sentido de voar muito baixo e muito perto.

As campanhas de buzz marketing buscam identificar as tendências de mudanças, buscando agir antes que outros o façam, conseguindo assim uma vantagem competitiva no mercado com essa antecipação. O buzz marketing é um maneira de criar campanhas para encorajar outros usuários da internet a repassar a mensagem, criando um campo propício para um campanha efetiva, dando a conhecer alguma coisa de um produto sem que ele tenha sido lançado.

A palavra buzz também foi usada como título de uma revista de história em quadrinhos, na Inglaterra, na década de 1970, sendo também o nome de uma série para a televisão. Na informática, em tecnologia da informação, buzz é uma série de teste de videogames e softwares.