Significado de Bypass

O que é Bypass

Bypass é uma palavra da língua inglesa.

Embora bypass possua inúmeras utilizações e significados, seu termo traduzido para a língua portuguesa quer dizer “contornar”, “desviar”, “dar a volta” ou mesmo definir uma “passagem secundária” (por exemplo: de rua ou de canal).

De todo modo, o significado de Bypass está relacionado com diversas áreas, como é o caso da medicina:

  • O bypass é uma cirurgia gástrica (bypass gástrico): processo indicado para obesos mórbidos que precisam emagrecer rapidamente. Nesse caso, cria-se um tipo de “bolsa” no estômago do paciente.
  • Ainda na área da medicina, há o bypass intestinal – que funciona da mesma forma que a cirurgia gástrica: fazer com que a pessoa emagreça, sem que haja complicações.
  • O bypass também pode servir para um circuito arterial, quando há uma cirurgia cardíaca.
  • Bypass é o nome de um equipamento que fornece auxílio e melhor qualidade de vida a pessoas que estão em estado grave, desviando as funções de vários órgãos.

Em áreas de distribuição de energia elétrica, o bypass aparece como definição de uma operação em que se desvia a corrente e a tensão dos equipamentos, de modo que quem estiver lidando com tarefas de manutenção ou substituição de equipamentos terá segurança enquanto realiza o processo. 

Na área de hidráulica, o bypass tem como significado a passagem secundária, ou seja, é um caminho alternativo que faz com que a água desvie-se do caminho principal, tomando outras vias.

O mesmo acontece em equipamentos de áudio: o sinal é enviado através de um caminho diferente quando o processamento do sinal é desligado por um efeito.

O termo bypass também é visto na área administrativa – sendo visto como um sinal de desrespeito ao superior (autoridade), especialmente quando um funcionário/subordinado procura o profissional que está acima do chefe imediato.

O significado de Bypass está na categoria Significados