Significado de Cabala

O que é Cabala

Cabala é um nome que refere-se à parte esotérica do Judaísmo. Assim como o Cristianismo tem o Gnosticismo e o Islamismo tem o Sufismo como complementações místicas de suas doutrinas, o Judaísmo possui a Cabala. A palavra Cabala significa receber ou recebimento.

A palavra Cabala aparece escrita de várias maneiras conforme a fonte de pesquisa, podendo aparecer como Kabbalah, Cabbala, Cabalá,Qabbala, Kabala, Cabbalah, Kabbala ou Kabalah.

Os cabalistas, estudiosos da Cabala, a entendem como uma ciência, como uma sabedoria capaz de levar o homem a um entendimento e um contato mais profundo com Deus. Para eles a Cabala contém todos os segredos do universo, ela é como um DNA cósmico, e aquele que consegue decifrar os seus segredos é capaz de alcançar um nível de compreensão que aproxima o homem do divino.

Quem estuda a Cabala com seriedade e comprometimento, dedicando anos de sua vida a ela, é capaz de conhecer os segredos da alma humana, descobrir de onde viemos e para onde vamos, é capaz de acumular muito poder e de compreender os mistérios que se escondem atrás do bem e do mal.

A Cabala pode ainda ser entendida como uma filosofia que ensina o homem qual a melhor forma de se viver no mundo, desprendendo-se do que é supérfluo e desnecessário e ao mesmo tempo entendendo o que é o essencial. Na Cabala um indivíduo compreende o caminho para se libertar do ego e de seus desejos egoístas, ao mesmo tempo que alcança o entendimento que o libertará de toda a dor e sofrimento.

A palavra Cabala significa recebimento pois parte do princípio que Deus é um dar absoluto, dar é a essência divina, assim cabe ao homem aprender a receber tudo o que Deus tem para dar.

Os conhecimentos da Cabala foram durante muito tempo mantidos em segredo. Até por volta do século XVI somente judeus tinham acesso a essa fonte de saber, e mesmo estes para ter acesso ao seu conteúdo deveriam ter mais de 40 anos, serem casados e terem boa reputação na sociedade. A partir do século XVI a Cabala passa a ser estudada também por ordens esotéricas não judaicas, é quando surge a Cabala Hermética e a Cabala Cristã.

Contudo, ainda assim, somente recentemente a Cabala teve os seus segredos revelados ao grande público, e hoje qualquer um com interesse e acesso a internet pode estudar a Cabala sem problemas. O início da popularização da Cabala começou por volta dos anos 80 e nos anos 90 atraiu muitos curiosos quando a cantora pop Madonna revelou ser uma estudante da filosofia mística judaica.

Principais Textos Cabalísticos

Entre as principais fontes de estudo da Cabala está a Torá, que na tradição cristã é conhecida como Pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento. Nestes textos, entre outras coisas, estão descritas a criação do mundo, a história de Adão e Eva, o êxodo comandado por Moisés retirando os hebreus do Egito, os dez mandamentos e etc. Contudo, só quem tem um conhecimento profundo da Cabala compreende os significados ocultos que estão por trás de todas essas passagens clássicas, significados que vão muito além das ações que são relatadas nas passagens.

O texto cabalístico considerado mais importante é o Zohar ou Livro do Esplendor, uma extensa obra com comentários sobre a Torá contendo diversos ensinamentos. Existe alguma controvérsia sobre a sua origem, alguns a identificam como sendo o século II, mas é mais aceito que o livro foi escrito por Moisés de Leon, um rabino espanhol, no século XII.

Outras obras importantes ainda são SeferYetzirah ou O Livro da Criação que teria sido escrito por Abraão eBahir ou Iluminação, obra que foi escrita no século XII.

O significado de Cabala está na categoria Significados