Significado de Caçula

O que é Caçula

Caçula é uma palavra de origem africana, kazuli,mais precisamente o idioma quimbundo, e seu significado original é o último da família ou o último filho. A palavra é um exemplodos diversos termos que foram trazidos para o Brasil junto com os antigos escravos e incorporados ao jeito de falar português do continente americano. Além de caçula podemos citar ainda outros exemplos como babaca, bagunça, cafuné, capenga, fofoca, mochila e etc.

A palavra caçula as vezes também aparece como caçulo ou caçulê, contudo está última é bem menos comum.

Apesar da significativa mudança na ortografia a palavra caçula mantém até hoje o seu significado original, de modo que é muito comum em qualquer família brasileira que tenha mais de um filho encontrarmos entre os seus membros aquele que é carinhosamente chamado de o ou a caçula.

Um outro significado para a palavra caçula e que igualmente é uma herança da cultura quimbundo, é aquele que usa caçula como um substantivo que descreve o ato de moer e secar milhos utilizando um pilão. O ato de socar o milho batendo sobre ele com um pilão é chamado então de caçula.

Geralmente a caçula é efetuada por duas pessoas que batem sobre o milho, ou algum outro grão como o arroz, por exemplo. As duas pessoas batem com força e alternadamente sobre uma determinada quantidade do grão, que depois de um tempo fica totalmente seco e moído. Essa atividade, que assemelha-se a um jogo, além de caçula é chamada as vezes também de sula.

 

 

 

O significado de Caçula está na categoria Significados