Significado de Cadeia de Valor Empresarial

O que é Cadeia de Valor Empresarial

Cadeia de Valor Empresarial é um conceito da administração científica que diz respeito a todo um conjunto de atividades as quais uma determinada organização realiza que vai desde os ciclos de produção até a relação com os fornecedores, processos internos e distribuição final do produto ou serviço. Tal conceito advém da obra de Michael Porter.

Segundo o autor, quando se realiza um mapeamento de toda a organização e se classifica as atividades segundo a sua relevância, é possível analisar todas as variações possíveis dentro de cada processo, além de isso tornar possível a análise dos custos e também a diferenciação em algum dos processos. A partir do modelo desenvolvido por Michael Porter, é viável proporcionar um custo competitivo ao otimizar os processos essenciais da organização, além, é claro, de melhorar a qualidade do produto ou serviço oferecido, a fim de buscar maior vantagem competitiva.

A cadeia de valor se divide em duas partes, sendo que a primeira trata-se das Atividades primárias, que normalmente incluem a logística interna (ou de entrada), as operações, a logística externa (ou de saída), marketing & vendas e por fim, os serviços. Já as atividades secundárias ou de suporte incluem a infraestrutura da organização, a gestão de recursos humanos, o desenvolvimento de tecnologia e as aquisições realizadas pela organização.

Dentro da concepção de cadeia de valor também se insere a ideia de margem, que é a diferença entre o custo de produção e o valor final de um produto ou serviço. Independentemente do fim, uma organização só é rentável ou bem sucedida se houver uma margem (também conhecida como margem de lucro), ou seja, que sobre dinheiro após a produção e consequente venda de determinado produto ou serviço, que obrigatoriamente deverá incluir todos os custos e despesas da organização na sua formulação de preço.

Com a análise de toda a cadeia de valor empresarial e conseguinte aprimoramento dos processos visando a diferenciação de preço e de qualidade é possível aumentar a margem de lucro, resultando no sucesso da organização.