Significado de Cafundó

O que é Cafundó

Cafundó trata-se de um local longínquo e ermo, de acesso difícil. É um substantivo masculino que se refere a um “lugar distante” ou “fim do mundo”. Ou ainda um lugar que ninguém viu, que queira chegar.

Essa palavra é muito utilizada na popular expressão “cafundó de Judas”, que é usada para descrever um lugar de difícil acessibilidade.

Cafundó também se trata de uma comunidade negra, com cerca de 80 habitantes situada em Salto de Pirapora, um pequeno município do Estado de São Paulo. O surgimento dessa comunidade está ligado diretamente com a história da escravidão no Estado.

O relato contado pelos moradores dessa comunidade é de que um senhor dono de uma fazenda deu a liberdade aos seus escravos, fornecendo a eles cerca de 218 hectares de terra. Porém, essa liberdade vinha com uma condição de que seus ex-escravos permanecessem naquelas terras.

Filme: Cafundó

Esse filme brasileiro teve sua estreia em 2005, sob a direção de Clóvis Bueno e Paulo Betti. Foi filmado no ano de 2003 e se passou em quatro cidades do Estado do Paraná e tem como gênero o drama.

Ele foi totalmente baseado em fatos reais e o foco principal é contar a história de João de Camargo, interpretado pelo ator Lázaro Ramos.

O enredo envolve a estória de um escravo negro, que depois de passar toda a vida preso, recebe a liberdade e tende a enfrentar o choque da mudança em sua vida.

Uma das consequências sofridas são as alucinações que ele passar a ter, chegando a afirmar que pode falar com Deus e que recebeu uma missão que era a de ajudar pessoas.

Inspirado e focado a trabalhar para cumprir essa missão, João de Camargo abre uma igreja e ganha fama de “milagreiro” do Estado de Sorocaba, por afirmar conseguir curar várias pessoas com vários problemas, se transformando numa lenda brasileira.

O significado de Cafundó está na categoria Significados