Significado de Caixa de Pandora

O que é Caixa de Pandora

Caixa de Pandora é uma expressão que refere-se a um objeto presente no mito grego de Pandora. De acordo com a mitologia grega, Pandora teria sido a primeira mulher criada por ordem de Zeus, o deus dos deuses. Zeus criou Pandora como punição à atitude de Prometeu que roubou o fogo dos deuses para das aos homens, Pandora seria um castigo pois ela seria a responsável por trazer todo o mal aos homens da Terra.

Nas várias versões sobre o mito da Caixa de Pandora, vemos que Prometeu criou a humanidade. Prometeu era irmão de Epimeteu, Atlas e Menécio, filho de Jápeto e Clímene. Seus irmãos Atlas e Menécio foram castigados por Zeus por lutarem contra ele unidos a Cronos, na famosa batalha dos deuses do Olimpo contra os Titãs.

Prometeu antes do fim da batalha une-se a Zeus e convence seu irmão Epimeteu a fazer o mesmo. Prometeu com essa união adquire muito conhecimento e poder, o que desperta a ira em Zeus, que decide pôr fim a humanidade. Contudo, Prometeu convence a Zeus a mudar de ideia.

Entretanto, Prometeu que era o criador dos homens e seu protetor, resolve dar um pouco do seu conhecimento e por conseguinte do conhecimento dos deuses a humanidade. Assim, Prometeu entra no Olimpo e rouba o fogo (conhecimento) e distribui aos homens. Com esse conhecimento ou fogo os homens agora podem se desenvolver, viver em comunidade, criar leis, se defender de inimigos e de amimais perigosos, e desenvolver todas as técnicas necessárias para a sobrevivência.

Zeus não gostou nada disso e pediu para Hefestos criar uma mulher a partir da argila, a mulher mais bela alguma vez já criada, e a essa mulher deu o nome de Pandora, onde pan significa “todos” e dora significa “presente”. Pandora é então um presente de todos os deuses ou aquela onde estão presentes qualidades de todos os deuses, por isso seu caráter sedutor.

Pandora é dada como esposa a Epimeteu, irmão de Prometeu que fora castigado por Zeus por seu ato, acorrentado em um monte onde todos os dias teria seu fígado devorado por uma ave de rapina, para no dia seguinte ter o seu órgão restituído para que novamente a ave o devorasse até a eternidade. Epimeteu, que não era capaz de prever a consequência de seus atos, mesmo sendo alertado por Prometeu, abre a Caixa de Pandora, uma caixa que ela trazia consigo e que ao ser aberta libertou todos os males para a humanidade, exceto a esperança que ficou presa na caixa que foi fechada antes que esta escapasse.

A Caixa de Pandora (caixa que as vezes aparece em algumas traduções como jarro ou ânfora) é então um mito que ilustra como todas as dificuldades, doenças, dores, maldades, desafios, entraram na vida do homem, graças a curiosidade de uma mulher e a imprudência de seu marido.

A Caixa de Pandora também pode ser relacionada com o mito de Adão e Eva. Enquanto que no mito grego uma caixa trazida pela primeira mulher traz o conhecimento do mal aos homens, no mito bíblico é a curiosidade da primeira mulher ao comer a maçã que faz com que isso aconteça.

 

O significado de Caixa de Pandora está na categoria Significados