Significado de Camafeu

O que é Camafeu

Camafeu é um substantivo masculino. Acredita-se que o termo tenha se derivado do Hebraico antigo kamea, que significa “amuleto” ou “charme”, embora muitos apontem sua origem ao Latim cammaeus, que significa “pedra esculpida”.

O significado de Camafeu remete a uma pedra semipreciosa que possui uma tonalidade acinzentada, com duas camadas de cores distintas, onde em uma delas existe uma figura em relevo que é muito usada como pingente.

O camafeu começou a ser criado durante o período helenístico (Império Grego), na época do Egito Antigo, na cidade de Alexandria, mais ou menos no ano de 300 a.C. As gemas eram esculpidas de maneira que se formasse uma figura embaixo ou alto relevo (como um entalhe) e usado tradicionalmente em joias, como pingentes, anéis, broches, etc. ou ainda em adornos para roupas.

Naquele tempo, os camafeus ilustravam deuses e deusas, figuras femininas, cenas de caráter mitológico.

Naquele tempo, os camafeus eram produzidos por meio de pedras como ágatas, ametista, jaspe, citrino, sarda, plasma, calcedônia, cristal de rocha, cornalina, entre outras. Nos dias atuais, essas peças podem são fabricadas a partir do ônix, ágata, coral, concha e sardônica.

Antigamente, um camafeu era símbolo de poder e grandeza. Entretanto, atualmente ele é visto como um adorno de moda e pode compor vários looks, tanto para ocasiões modernas ou clássicas. O camafeu é um acessório delicado e feminino.

O camafeu também é uma opção de tatuagem que ganhou muita popularidade nos últimos anos, especialmente por poder simbolizar o amor por alguém ou homenagear alguém que da família (tanto próximo ou de um passado distante). Além disso, a tatuagem de camafeu pode mostrar que a pessoa pertence a alguma família tradicional ou de ascendência nobre.

Camafeu de nozes

Camafeu é também o nome de uma receita doce que foi inspirada no objeto decorativo.

O camafeu de nozes é tradicional no Brasil e é feito de nozes e chocolate, com cobertura de marzipã. Na cozinha brasileira, o camafeu é um doce nobre e muito comum em festas de casamento.

O significado de Camafeu está na categoria Significados