Significado de Canal da Mancha

O que é Canal da Mancha

Canal da Mancha é um pedaço de água que interliga o Oceano Atlântico e o Mar do Norte e separa a Inglaterra e a França. O Canal da Mancha possui cerca de 563 quilômetros de comprimento. A parte mais espaçosa do canal compreende 240 quilômetros, enquanto que a o trecho mais estreito é entre Dover e o Cabo Gris Nez, tem apenas 33 quilômetros e é lembrado como Estreito de Dover.

O Canal da Mancha abriga um túnel subterrâneo que possui 51 quilômetros de extensão e fica embaixo do leito do mar. Seu nome é Eurotúnel e ele acaba fazendo com que o Canal da Mancha conecte os dois países.

Inaugurado em maio de 1994, o Eurotúnel é duplo e possibilita dois tipos de transporte: um deles é a Eurostar, trem-bala para passageiros e também cargas, e o Eurotunnel, para passageiros e veículos diversos.

O que é o Canal da Mancha

O Canal da Mancha sempre teve um grande significado para a Inglaterra, livrando esse país de invasões algumas vezes, tanto pelas tropas de Napoleão Bonaparte no século XVIII, quanto pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. É possível perceber a importância do Canal da Mancha no mapa da Inglaterra, afinal, a capital Londres está há pouco mais de 120 quilômetros de Dover.

Até por conta desse importante papel de barreira de proteção natural, os ingleses observavam com desconfiança a construção de um túnel que ligasse seu país com a parte continental da Europa. Ainda assim, o sonho desta conexão se fez mais forte e proporcionou a criação do túnel que superasse o Canal da Mancha e ligasse os países.

O Canal da Mancha possui um significado vital para a economia inglesa e europeia, já que sua circulação marítima é das maiores do mundo, com mais de 250 navios (petroleiros e cargueiros) que atravessam o canal todos os dias.

O Canal da Mancha chama a atenção também de muitos nadadores, que encontraram no desafio de atravessá-lo um significado especial. Muitos buscam realizar a travessia do Canal da Mancha a nado por meio do Estreito de Dover, já que esta é a menor distância entre as terras.

O primeiro a completar a travessia do Canal da Mancha desta forma foi o capitão inglês Matthew Webb, em 1875. Já o brasileiro que conseguiu completar esse desafio em águas abertas pela primeira vez foi Abilio Couto, em 1958.

O significado de Canal da Mancha está na categoria Significados