Significado de Capacho

O que é Capacho

Capacho é um tipo de tapete resistente, geralmente feito de materiais mais duráveis, densos e espessos. O mesmo pode ser fabricado em fibras de coco, emborrachado ou mesmo arame. São utilizados para limpar os pés nas entradas de casas e em locais de grandes movimentações.

Devido a sua firmeza e solidez, consegue limpar as solas dos sapatos e retirar quase toda sujeira que vem das ruas de maneira bem mais eficiente que os tapetes comuns.

É muito comum o uso de capachos personalizados, isto é, que são confeccionados com os nomes das empresas, de prédios, instituições, etc. Essa personalização é uma forma de marketing para evidenciar a marca da empresa para quem adentra esses locais.

O termo capacho, embora não seja tão conhecido nesse sentido, também pode se referir a uma espécie de proteção feita para aquecer os pés. É confeccionado com um material resistente e fibroso, sendo trançado como uma cesta. 

Apesar de muitos não o conhecerem por esse nome, existem no mercado modelos em todos os formatos e cores como, por exemplo, em forma de flor, joaninha, caveira e muitos outros.

O termo capacho com sentido figurado

O termo capacho utilizado em sentido figurado pode ter inúmeras definições. Ele pode ser empregado para designar algo pejorativo, isto é, para nomear uma pessoa que não tem amor próprio, que se sujeita a qualquer coisa para agradar alguém. Que se anula ou se torna complacente em exagero em função de outro.

Também pode ser usado para determinar um adulador, um “puxa saco”, pessoa interesseira e que utiliza de artimanhas para conseguir algo em troca.

Sinônimos referentes a capacho

Os sinônimos de capacho, em sentido metafórico, serão determinados de acordo com seu emprego em determinados contextos.

Podemos citar, por exemplo: servil, bajulador, submisso, pelego, adulador, dentre outros.

O significado de Capacho está na categoria Significados