Significado de Capitalismo

O que é Capitalismo

Capitalismo é um sistema econômico com fins lucrativos, onde toda a produção, distribuição, preços e investimentos de bens e serviços pertencem a entidades não governamentais e onde a predominância política e econômica é do capital.

O capitalismo está presente nos países ocidentais desde que se encerrou o período feudal, que se caracterizava por uma forma de trabalho à base de troca. Os servos trabalhavam para os senhores feudais, que ganham terras dos reis, em troca de pedaços dessas terras para morar e também recebiam proteção contra os ataques bárbaros.

Já no capitalismo, os indivíduos são contratados por empresas, onde o seu trabalho é recompensado com o salário e todo o lucro da organização é dividido entre os proprietários. Dentro desse sistema, o governo mantém três órgãos principais para assegurar os direitos dos indivíduos e controlar os crimes na sociedade, que são as leis, a polícia e o exército.

O objetivo principal do capitalismo é o acúmulo de rendimentos ou a obtenção do lucro, portanto, ele só pode existir em países capazes de investir em tecnologia e onde a população tenha condições de consumir.

O capitalismo contribuiu para a globalização, que é a possibilidade que a sociedade tem de adquirir produtos de outros países, onde podem compartilhar suas culturas, onde elas tiveram facilidade de circular em outras partes do mundo, entre outras vantagens que também contribuem para o desenvolvimento da economia do país.

Também existem críticas ao capitalismo no sentido de aumentar as diferenças financeiras entre indivíduos, criando classes sociais onde uns chegam à riqueza, outros levam uma vida mediana e uma parcela da população vive na miséria. Em contrapartida, o capitalismo garante a democracia, diminui as possibilidades de guerra e controla a violência no país, há liberdade política, liberdade de expressão dos indivíduos, maior desenvolvimento econômico e até melhor qualidade de vida para a população.