Significado de Carnaval

O que é Carnaval

Carnaval é um substantivo masculino, com duas teorias como origem. A primeira teoria aborda a junção de duas palavras latinas: carnise levale, que significa “adeus à carne”. Essa definição tem relação com o dia que precede a Quaresma.

Já a outra teoria aborda o termo CarrusNavalis – expressão relacionada com as festas feitas em homenagem ao deus Dionísio. Nessas festas, um carro (com um grande tonel instalado) distribuía vinho ao povo da Roma antiga.

Significado de Carnaval

Carnaval é uma festa anual, que ocorre em diversos países do mundo, mas com temáticas e maneiras diferentes.

Carnaval, ou entrudo(termo para as festas em Portugal), de acordo com a primeira teoria, são os três dias de folia, que antecedem a quarta-feira de cinzas.

Além disso, no sentido figurado, Carnaval pode significar “confusão” ou “folguedo”.

Origem do Carnaval

A origem do Carnaval é um pouco difusa, porém, acredita-se que aconteceu na Grécia, em um período entre 600 a 520 antes de Cristo. Nesse período, diz-se que haviam diversos cultos que homenageavam e agradeciam aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

Diz também que o Carnaval surgiu durante a pré-história quando havia celebração pelo fim do inferno e início da primavera (no hemisfério norte).

Na Idade Média surgiram os primeiros bailes de máscaras – que se difundiu em outros países do continente europeu.

Contudo, com o surgimento do Cristianismo, o significado simbólico e primário do Carnaval acabou se perdendo, se tornando um tempo que antecede o período de jejum e orações.

Para o mundo atual, o Carnaval virou um espetáculo, uma atração turística, especialmente no Brasil.

Igreja Católica e Carnaval

O calendário cristão inseriu o Carnaval desde o século XI, 40 dias antes da Páscoa (período chamado de Quaresma). Esse é o período caracterizado pela abstinência de carne, outras privações e muitas orações.

Os três dias de Carnaval, que acontecem antes da quarta-feira de cinzas, são considerados dias simbólicos – em que se pode aproveitar antes das privações. A terça-feira de Carnaval é chamada também de “terça-feira gorda” (mardigras, em francês) – para lembrar que este é o último dia para se perder nos prazeres da carne.

Carnaval na Itália

Muito tradicional e extremamente popular, o Carnaval que acontece em Veneza, na Itália, tem como característica principal as máscaras. Na Praça de São Marcos, há uma festa (que já acontece desde o século XVII) em que todos utilizam vestes típicas da época do Renascimento – mulheres com longos vestidos e homens com roupas de seda preta e chapéus de três pontas) – se divertindo disfarçados atrás das máscaras.

Carnaval no Brasil

No Brasil, muitas cidades adotam a festividade (trazida pelos portugueses ainda no século XVI – embora somente no final do século XIX teve maior visibilidade, com os primeiros blocos carnavalescos). No século XX, com mais frequência foi possível ver o crescimento de pessoas vestindo fantasias, com carros decorados e em grupos, que desfilavam pelas ruas.A origem dos carros alegóricos deu-se nesta época.

O Carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior do mundo. Os desfiles das escolas de samba – compostos pelos carros alegóricos e diversos efeitos especiais – na Marquês de Sapucaí são televisados no mundo inteiro.

Os desfiles das escolas de samba se espalharam pelo país, mas em especial em São Paulo, tido como o segundo mais importante e belo desfile de Carnaval do país.

Muitas outras cidades do interior também realizam esse tipo de apresentação, com escolas de samba locais.

Já em Salvador, o Carnaval é comemorado com trios elétricos que passam pelas ruas da cidade. Em Olinda, Pernambuco, há o desfile de bonecos gigantes.

Cada local possui seus próprios ritmos, aliados ao seu folclore. Por isso, ritmos de samba, frevo, maracatu, axé e funk são encontrados no Carnaval do Brasil. Hoje, o território brasileiro é considerado o “país do Carnaval” – graças à espontaneidade, atrações e notoriedade.

Como forma geral, o período do Carnaval, no Brasil, possui aspectos e comportamentos inadequados e intoleráveis (se acontecessem em outras épocas do ano). Essa inversão de normas e valores são aceitas na sociedade durante os dias de folia.

O significado de Carnaval está na categoria Significados