Significado de Carpe Diem, Quam Minimum Credula Postero

O que é Carpe Diem, Quam Minimum Credula Postero

Carpe diem, quamminimumcredulapostero é uma expressão do antigo Latim que significa “aproveite o presente e confie o menos possível no amanhã”.

Essa expressão foi escrita pelo poeta e filósofo Horácio Flaco – que viveu na Roma Antiga de 65 antes de Cristo até 8 antes de Cristo – no livro chamado Odes, considerada como uma das obras mais importantes da literatura do mundo.

A frase Carpe diem, quamminimumcredulaposteroé muito usada para fazer um alerta para as pessoas, fazendo-as refletir sobre a importância de aproveitar o presente e usufruir dos momentos, e evitar gastar tempo pensando no que o futuro reserva, bem como em coisas desnecessárias.

A expressão ainda alerta para que as pessoas não procurem justificativas para adiar suas obrigações e prazeres do agora.

Carpe diem, quamminimumcredulaposteroremete ao epicurismo – sistema filosófico que tinha Horácio Flaco como adepto – e também é visível em suas obras, já que para o autor, a vida é breve e que a sabedoria consiste em saber aproveitar o presente.

A frase está presente em dois exemplos de filmes:

  • Sociedade dos Poetas Mortos – com o ator Robin Williams: o ator interpreta um professor de artes poéticas em uma escola com valores tradicionais na Inglaterra, onde demonstra aos alunos que é necessário aproveitar os momentos que a vida apresenta, de modo que não haja arrependimentos no futuro.
  • Poseidon – com o ator Richard Nelson: o ator interpreta um arquiteto e faz uso da frase para seus colegas, afirmando que deve-se esquecer os problemas que podem (ou não) surgir e aproveitar o momento presente.

O significado de Carpe Diem, Quam Minimum Credula Postero está na categoria Significados