Significado de Casa da Mãe Joana

O que é Casa da Mãe Joana

Casa da mãe Joana é uma expressão de cunho popular presente na língua portuguesa.

O que é Casa da mãe Joana:

O significado de Casa da mãe Joana pode ser descrito como “o lugar onde todos mandam”, ou seja, refere-se a um local desorganizado, onde prevalecem a desordem, a algazarra e a confusão.

Casa da mãe Joana é um lugar onde tudo é válido, pode-se fazer o que bem entender.

Exemplos: “Parece a casa da mãe Joana com esse entra e sai de pessoas e automóveis.”

“Que gritaria é essa? Aqui não é casa da mãe Joana, entenderam?!”

Origem da expressão

A origem da expressão “casa da mãe Joana”, de acordo com Câmara Cascudo (advogado, antropólogo, historiador e jornalista), remonta a Idade Média, mais precisamente no século XIV.

O nome “Joana” na expressão se refere a Joana I (rainha de Nápoles e condessa de Provença), que viveu entre os anos de 1326 e 1382. Joana I teve uma vida muito conturbada, pois é afirmado por alguns autores que ela estava envolvida em uma conspiração, que de acordo com a história, acabou ocasionando a morte de seu marido André (irmão de Luís I, rei da Hungria).

Outros autores afirmam que a Igreja exilou Joana por sua vida sem regras e muito permissiva.

Independentemente da razão, Joana passou a residir em Avignon (em português, Avinhão), na França a partir de 1346.

Em 1347, Joana – então com 21 anos – regulamentou os prostíbulos da cidade onde estava refugiada, além de criar regras para que alguns frequentadores fossem impedidos de agredirem as prostitutas e que saíssem sem pagar. Ainda, estabeleceu que todo bordel deveria ter uma porta por onde todos poderiam entrar.

As meretrizes consideravam Joana como uma mãe – esse “sentimentalismo” foi o fator que resultou na criação da expressão “paço da mãe Joana” em Portugal, que se tornou sinônimo de prostíbulo. No Brasil, a palavra “paço” foi substituída por não ser uma palavra comum para “casa” e a expressão “casa da mãe Joana” teve como significado um local onde toda pessoa pode fazer o que bem entender, sem respeito a qualquer regra.

Joana foi assassinada pelo seu sobrinho e herdeiro Carlos de Anjou, em 1832.

Choperia Casa da Mãe Joana

Choperia Casa da Mãe Joana é o nome de uma choperia localizada em Brasília, Distrito Federal.

O local também é uma casa de espetáculos musicais, onde há possibilidade de marcar eventos festivos, como aniversários, por exemplo.

 

O significado de Casa da Mãe Joana está na categoria Significados