Significado de Casta

O que é Casta

Casta é como é chamado cada estrato social dentro da religiosidade hindu, sobretudo na Índia. No sistema de castas, cada camada da sociedade é entendida como tendo uma função e as pessoas nascem predestinadas a pertencer a determinada casta e assim permanecer durante a sua vida.

É um sistema muito antigo e tradicional na Índia, que se mantém hereditariamente e que é muito aceito pela população em geral, apesar de sofrer críticas de intelectuais e de outros setores da sociedade mais conectados com a cultura do ocidente.

Cada casta tem uma função dentro da sociedade e uma cultura própria. Indivíduos de diferentes castas não podem casar-se entre si e em geral mantém estilos de vida e atividades profissionais distintas de acordo com sua casta.

Na Índia, as quatro castas principais estão divididas conforme as quatro partes do deus Brahma, a divindade suprema do panteão hindu. As castas indianas são: Brâmanes, formada por professores, filósofos e principalmente sacerdotes, compõe a cabeça de Brahma; Xátrias, composta por políticos e militares, são os braços de Brahma; Vaixás, as pernas, formada por agricultores e comerciantes; e os Sudras, a classe trabalhadora como um todo, os pés de Brahma.

Aqueles que desobedecem o sistema de castas na Índia são considerados párias, e são destinados aos trabalhos mais desprezíveis, são pessoas consideradas impuras e com esses deve se evitar o contato, são conhecidos pelo nome de Dalit.

Significado de Casta

Apesar de o substantivo casta ser mais empregado para definir cada camada no sistema social de países que seguem a religião Hindu, ele também aparece com outros significados.

Assim, podemos encontrar casta como um sinônimo de raça, referindo-se a determinada variedade vegetal ou animal que hereditariamente mantém certas características especificas.

Podemos empregar num certo sentido o termo casta para se referir a certos grupos sociais que tendem a não misturar-se com outros e a manter relacionamentos entre si, como acontece muito entre famílias ricas que tendem a manter relacionamentos entre si conservando o seu poder e fortuna hereditariamente entre os seus membros.

Casta ainda pode ser empregada para se referir a certa variedades de uvas que se distinguem das demais por suas características peculiares ou ainda o aroma característico que essas uvas transmitem ao vinho, característica que identificamos também com a degustação.

O significado de Casta está na categoria Significados