Significado de Catarse

O que é Catarse

Catarse é uma palavra que possui vários contextos filosóficos e pode significar limpeza ou purificação pessoal. Também pode ser utilizada na medicina ou ser empregada em sentido religioso. O termo provém do grego “Kátharsis”.

Catarse segundo Aristóteles

De acordo com o filósofo, catarse era uma forma de purificação da alma do homem. Esse insight podia ocorrer durante a representação teatral de uma tragédia. Para ele, a poética dramática, ou seja, a reprodução de ações nobres representadas por atores que imitavam os desfechos trágicos dos heróis, passando da felicidade para a total infelicidade, provocava nas pessoas sentimentos de piedade e de pavor, dessa forma elas acabavam purgando suas emoções ao verem seus dramas serem representados.  

Catarse na psicanálise e na psicologia

Sigmund Freud, psiquiatra austríaco, foi um dos maiores estudiosos da mente humana. De acordo com ele, o processo de cura do estado emocional poderia ser alcançado a partir da catarse. A pessoa seria capaz de curar a dor da alma se passasse por um processo de liberação de todas as suas frustrações e emoções, através da exteriorização dos sentimentos de desespero, ansiedade, agonia, raiva e aflição que guardava dentro de seu âmago. Essa seria uma forma de descarregar a tensão e trazer à tona sentimentos há muito tempo reprimidos.

Na psicologia o paciente faz um tratamento chamado de psiconeurose, que trata as aflições da mente.

Catarse emocional

É quando a pessoa não consegue mais reprimir as emoções, o cansaço, as frustrações e o esgotamento do dia a dia. O corpo acaba não aguentando tantas pressões e acaba sofrendo as consequências. É um colapso emocional que pode bloquear e paralisar a pessoa. Ela não consegue mais manter a razão e acaba tendo uma explosão emocional, devido aos sentimentos há muito tempo escondidos no fundo da alma. É necessário que esses sentimentos aflorem para que a pessoa consiga ter a cura emocional. Podemos dizer que há uma purificação pessoal. 

A catarse na religião

Na religião, a catarse faz referência a um sentimento que é obtido após um ato de total encantamento, onde a pessoa sente ter encontrado o estado de purificação da alma. Pode ser após uma celebração ou mesmo depois de uma confissão, criando assim, uma ligação celestial com Deus.

Catarse na medicina

Na medicina, a palavra catarse é usada como sinônimo de purgação, ou seja, é utilizada para designar funções do sistema digestivo. É a ação de evacuação dos intestinos. Por isso, costumamos chamar de purgante todo medicamento que visa fazer a limpeza dos intestinos.

 

Compartilhe este significado: