Significado de Catártico

O que é - Catártico

Catártico é uma derivação da palavra grega kátharsis, que em português é Catarse, que significa purificação. A grafia correta é catarse, e não catárse, o acento agudo não existe nesta palavra, apenas na derivação. É uma palavra usada em vários contextos.

Catártico na filosofia

Em filosofia, por efeito catártico Aristóteles concebia uma forma de purificação da alma por meio da expressão dos sentimentos. As representações dramáticas encenadas pelo teatro trágico eram capazes de transmitir aos espectadores sensações e emoções fortes, que proporcionavam o caráter catártico ao qual Aristóteles se referia.

Catártico na medicina

Em medicina, um medicamento catártico é aquele que tem uma função catártica, fazendo referência ao efeito purgante que o medicamento tem no intestino. Pacientes com sangramento maciço no intestino grosso passam por um efeito catártico do sangue, que nada mais é do que o efeito laxante que o sangue provoca no intestino grosso, fazendo com que o paciente que sofre com o sangramento evacue muito mais, perdendo assim grande quantidade de líquidos além do sangue. Existem casos muito graves de sangramento no intestino, há pacientes que necessitam receber de 1,5 a 2 litros de sangue por dia devido às perdas que são evacuadas nas fezes.

Catártico na psicologia

O catártico em psicologia é uma referência a uma das primeiras terapêuticas psicológicas, foi desenvolvida pelo amigo de Freud, o Dr. Josef Breuer. O caráter catártico do tratamento estava no que uma de suas pacientes chamou de “limpeza de chaminé”, uma cura pela palavra. A técnica da catarse consistia em evocar as lembranças associadas aos traumas, assim os elementos inconscientes podiam ser trazidos à consciência e como resultado havia uma melhora no quadro clínico dos pacientes. De certa forma a terapia psicanalítica continua tendo um caráter catártico, uma vez que trazer conteúdos inconscientes à consciência do paciente continua fazendo parte do trabalho psicoterapêutico.

Literatura catártica

O que se chama de literatura catártica é a literatura capaz de provocar um envolvimento emocional por parte do leitor ao ponto de que haja uma identificação pessoal com o conteúdo do livro. Este envolvimento provoca um efeito catártico no leitor, trazendo à tona sentimentos os quais talvez o leitor não tivesse acesso não fosse pela literatura com a qual está em contato.

Em inglês, a palavra catarse é traduzida como catharsis, e a derivação catártico em inglês é cathartic. A palavra tem a mesma significação do português e é utilizada nos mesmos contextos, haja visto que é uma palavra muito específica e oriunda da língua grega.

O significado de Catártico está na categoria Significados