Significado de CD

O que é CD

CD-ROM é um acrônimo.

O significado de CD-ROM é uma sigla inglesa para Compact Disc Read-Only Memory, que, traduzindo-se ao português, significa “Disco Compacto de Memória de Apenas Leitura”.

O CD-ROM é, dessa maneira, um dispositivo eletrônico que memoriza dados, em modelo compacto, que podem ser acessadas apenas pelo usuário, o que já deixa implícito que qualquer conteúdo e/ou informação contida já foi gravada pelos fabricantes e não poderão ser alteradas ou editadas pelo usuário.

Criado em 1985, o CD-ROM pode ser classificado como uma memória ROM, já que está com esta grafia herdada no nome. ROM é memória flash ou instantânea, invenção patenteada por marcas de eletrônicos, como a Sony e a Philips. A criação do CD-ROM aconteceu juntamente com o CD (Compact Disc – Disco Compacto, em português).

O CD-ROM em si tem o objetivo de armazenar um maior número de informações em um espaço compacto. São exemplos de dados que são incluídos: arquivos de texto, fotos, enciclopédias, dicionários, músicas e vídeos.

O CD-ROM se divide em duas categorias:

  1. CD-RW (Compact Disc ReWritable – “Disco Compacto Regravável”, em português) – é o tipo de CD que permite que o usuário grave dados no CD mais de uma vez,
  2. CD-R (Compact Disc Recordable – “Disco Compacto Gravável”, em português) – é o tipo de CD que permite que o usuário grave conteúdos, porém a gravação é permanente, isto é, ele não pode ser regravado, como acontece com o CD-RW.

Cabe mencionar que o CD-ROM se caracteriza por ser um disco de plástico de duas faces. Em uma delas, há uma liga metálica de alumínio que dá a oportunidade do armazenamento de dados, enquanto que no outro lado há a presença dos caracteres ou imagens impressas que facilitam a identificação.

Os CD-ROMs vendidos atualmente possuem capacidades de armazenamento diferenciados.

CD-ROM drive é um aparelho criado para que ocorra a leitura de CDs. Caso se perceba que o CD-ROM não está lendo (não está reproduzindo), é importante verificar se não há quaisquer arranhões ou danos no disco – até poeira e fragmentos podem afetar a leitura do CD. Se o problema persistir, pode-se procurar por tentativas de limpeza do disco, com cuidados para não prejudicar o material e até ler o que o fabricante oferece de soluções.

O significado de CD está na categoria Significados