Significado de Chancela

O que é Chancela

Chancela é um selo, uma espécie de timbre ou carimbo. Sua principal função é autenticar um documento que possui informações significativas e importantes.

O termo chancela provém do latim “chigillum”, uma ferramenta que continha imagens entalhadas que eram reproduzidas a tinta sobre uma superfície.

Esse selo foi produzido há milhares de anos. Os povos do antigo Egito e também na Mesopotâmia foram os seus criadores. Eles eram confeccionados em pedra, metal ou até mesmo cerâmica.

A chancela tem como propósito certificar a validade, a segurança e a distinção de documentos que contém informações relevantes ou outro tipo de particularidade. Apresentar a autenticidade de um documento por meio da chancela garante que ele seja válido em todos os órgãos que o analisarão.

Um bom exemplo do uso da chancela é na área do Direito, quando algum documento é enviado a advogados, juízes ou outras pessoas relacionadas ao meio, se ele tiver esse timbre, será aceito como autêntico e seguro.

Outra finalidade desse carimbo é a de reproduzir uma assinatura oficial de alguma autoridade ou também pode ser uma marca impressa de alguma repartição pública, como por exemplo, uma marca d’água.

Atualmente, com o grande número de falsificações, as pessoas conseguem reproduzir qualquer tipo de chancela. Devido a esse tipo de situação foram criadas as chancelas eletrônicas, que visam combater tal crime.

Chancelaria é o departamento em que se concentram os documentos recebidos. É o lugar onde se cuida dos assuntos diplomáticos.

Esse termo também pode ser utilizado na área da publicidade, quando uma determinada empresa quer ser identificada como patrocinadora de algum evento. Pode ser também usado para anunciar um produto ou uma nova campanha publicitária.      

O significado de Chancela está na categoria Significados