Significado de Charge

O que é Charge

Charge é uma ilustração com tom humorístico composta por caricaturas com o objetivo de satirizar acontecimentos da atualidade.

A palavra charge tem origem no idioma francês com o termo "charger", que tem o significado de "carga”, “exagero” ou “ataque violento” (carga de cavalaria) e propõe exagerar os traços de algo ou alguém para que fique com tom burlesco, ou seja, com tom de paródia ou sátira.

A charge possui caricaturas, que são desenhos de pessoas reais, mas com algumas características físicas retratadas de forma exagerada e cômica, e os temas das charges são sempre críticas a algum assunto da atualidade.

As primeiras charges foram criadas no século XIX por artistas que não concordavam com o governo e também por alguns críticos políticos que desejavam expressar sua opinião de uma forma diferente e inusitada. Logo no início, as charges foram reprimidas pelo governo, mas ainda assim tinham muito apoio da população, o que manteve a sua popularidade e a sua existência até os dias atuais.

No Brasil, as charges são muito mais utilizadas para fazer críticas à política, e a primeira charge publicada no país se chamava "A campanha e o Cujo", de Manuel José de Araújo Porto-Alegre e foi publicada em 1837.

A publicação das charges ocorre em revistas e jornais, e chegam ao alcance de um grande número de pessoas, mas para que se possa entendê-las e até achar graça das mesmas, é necessário estar bem informado sobre os acontecimentos na política de todo o planeta.

Por meio das charges, um artista é capaz de expressar graficamente o seu olhar sobre a política e também sobre situações cotidianas de uma forma engraçada e satírica.

 

O significado de Charge está na categoria Significados