Significado de Cheque

O que é Cheque

Cheque é um tipo de pagamento à vista expedido contra um banco, ou seja, é um documento que exige do banco a retribuição financeira nele preenchida.

O cheque também funciona como um título de crédito, isto é, a pessoa/ estabelecimento que o possui tem um valor de crédito a ser recebido, e esse valor pode ser protestado ou ir a juízo. Ele funciona como uma ordem de débito emitida pelo titular de uma conta bancária, usado para quitar uma determinada cobrança.

O cheque pode ser direcionado na forma nominal ou ao portador. O cheque nominal a alguém é aquele em que a pessoa que foi nominalmente declarada é a única que pode descontar o valor do cheque. Esse pagamento só ocorre após a apresentação de documento oficial de identificação.

É importante saber que todo cheque acima de R$100,00 deve, obrigatoriamente ser nominal.

O cheque direcionado ao portador funciona de outra maneira. Nesse modo, não existe o nome de ninguém, portanto, pode ser descontado por qualquer pessoa que o possua.

Outra característica de um cheque é o modo cruzado, aquele que possui dois traços paralelos na diagonal no corpo do documento, podendo estar no canto superior ou no meio do documento inteiro.

Isso significa que o valor não poderá ser retirado no banco. Esse tipo de cheque possui a condição de ser pago somente em forma de depósito em conta bancária, assim, a sua compensação não será imediata.

O cheque sem fundo representa aquele que foi emitido com determinado valor sem que haja saldo bancário correspondente na conta do emitente, portanto a sua compensação não será possível. Essa prática é considerada crime de estelionato pelo código penal.

Traveller check

Traveller check ou cheque de viagem funciona como uma forma de pagamento emitido por uma instituição bancária internacional. Essa pratica é muito usada por pessoas que não pretendem usar dinheiro durante uma viagem.

A compra do cheque de viagem é realizada a partir da mesma cotação de câmbio do dia para o papel moeda. Representa uma maneira segura de viajar, pois caso a pessoa o perca ou seja roubada, existe a possibilidade de reembolso.

O oportuno do traveller check é que ele é aceito em inúmeros países ao redor do mundo, não possui prazo de validade e pode ser guardado para uma próxima viagem. Também pode ser trocado por dinheiro na mesma instituição em que foi comprado.

Ele está disponível em dólar americano, dólar canadense, dólar australiano, euro e yen japonês.

Contracheque

O contracheque, também conhecido como holerite, é um documento onde estão relacionados às remunerações e os descontos referentes ao salário de um funcionário contratado por empresas públicas ou privadas.

Esse documento é emitido pela empresa, em duas vias, e deve ser assinado pelo colaborador, assim ele confirma ter recebido o pagamento do seu salário no período indicado.

Veja também o significado de Holerite.

O significado de Cheque está na categoria Significados