Significado de Chinoca

O que é Chinoca

Chinoca é um termo que é direcionado às mulheres caboclas, geralmente morenas, que descendem dos índios. É o diminutivo de china.

O que é chinoca?

O termo chinoca é muito usado no Rio Grande do Sul, sendo particularmente preservado pelos gaúchos que vivem nas cidades que fazem fronteira com a Argentina e o Uruguai.

Para o gaúcho, a chinoca é a esposa do peão, também denominadas prendas, referindo-se às mulheres que acompanham seus homens onde quer que seja, considerada também a dona do homem campeiro, sua joia, sua paixão.

Os CTG’s, Centros de Tradição Gaúcha, ainda preserva o título de chinoca, que é dirigido às gaúchas mais bonitas, em seus trajes coloridos, enfeitando as festas com sua beleza e suas danças, cantando e declamando a alma farroupilha.

O termo chinoca nem sempre foi elogioso. No início da povoação do Estado do Rio Grande do Sul, elas eram as acompanhantes dos combatentes, servindo como prostitutas, além dos serviços prestados como cozinheiras.

No entanto, em virtude dos usos e costumes gaúchos, a palavra chinoca perdeu o seu sentido pejorativo, sendo transformada, aos poucos, numa palavra carinhosa e gentil, dirigida às mulheres que lutam ao lado de seus maridos nos campos gaúchos.

O significado de Chinoca está na categoria Significados