Significado de Chipotle

O que é Chipotle

Chipotle é o nome de uma pimenta muito comum na culinária mexicana. Essa palavra é originária da língua Nahuati (idioma asteca ainda presente na cultura mexicana).

Sua pronúncia correta é /chi-pô-tle/. 

O termo original, “xiplotli”, é a junção de “Xilli” que quer dizer “pimenta” e “poctli” que significa “fumaça”. Traduzida, literalmente, essa palavra significa “pimenta fumada”.

A pimenta é de cor avermelhada e possui um sabor muito picante. Ela pode ser encontrada em conserva, defumada, em pó ou em forma de molhos. É muito utilizada em refogados e ensopados, podendo ser consumida acompanhada de tira-gostos também.  

Na realidade, o chipotle vem de um determinado processo a partir da “pimenta-jalapenho” que tem uma coloração bem verde e que, após um longo desenvolvimento de maturação, ganha tom e aparência de ameixas secas.

Após ocorrer o amadurecimento, a pimenta é colocada em tabuleiros de metal e levada a uma estufa com bastante fumaça. Ela é desidratada durante alguns dias e, quando termina o processo, fica com aparência de ameixas secas.

É bastante comum utilizar a pimenta chipotle em determinado tipos de carne, como a de boi, porco, frango ou até mesmo peixes.

Há um molho de pimenta da marca Tabasco que possui como ingrediente principal o chipotle. O molho é mais encorpado e possui uma perfeita combinação entre seu sabor e ardência.

Chipotle também é o nome de uma cadeia de restaurantes criada nos Estados Unidos em 1993 e que hoje possui sedes em vários países como Reino Unido, Canadá, Alemanha e França. Sua culinária é tipicamente mexicana, com pratos de burritos, tacos e muitos outros.

O slogan da empresa é “Food with Integrity”, em português, “Alimentos com Integridade”. Segundo a própria marca, esse é mais do que um Slogan, e sim, uma filosofia da Chipotle. 

O significado de Chipotle está na categoria Significados