Significado de Chonga

O que é Chonga

Chonga é uma palavra que, gramaticalmente, pode ser considerada um adjetivo. Um adjetivo bastante pejorativo, pois é utilizada para caracterizar uma pessoa considerada boba, palerma ou lerda, ou seja, pessoa de raciocínio lento, que custa a entender as coisas ou sem iniciativa.

Ex.: Maria é muito chonga, não entende nada que a gente explica!

Muitos costumam usar essa palavra como um xingamento para designar pessoas que consideram “burras”, preguiçosas ou até mesmo desajeitadas.

Normalmente quando não se tem paciência com essas pessoas é muito comum usar esse termo para insultá-las.

Chonga também pode ser uma abreviação da palavra tchonga e Tchoga-monga ou songa-monga

Ex.: Essa menina é uma songa-monga mesmo! Não faz nada direito.

Esse termo é muito comum entre os jovens, que a utilizam com o significado de nada. Mas nada nesse caso tem sentido de bulhufas ou necas de pitibiriba.

Ex.: Carla não entendeu chongas da matéria de Matemática!

Nem sempre as pessoas costumam usar chonga para ofender o outro. Essa palavra também pode ser usada de maneira corriqueira, durante uma brincadeira, por exemplo, para dizer que a pessoa cometeu uma mancada.

Garotas com idade entre 13 e 18 anos de origem hispânica que vivem nos Estados Unidos, Flórida, também são chamadas de chongas. Mas neste caso, o significado de chongas é outro.

Normalmente elas são chamadas assim por sua maneira barata e exagerada de se vestirem. Com brincos enormes e muitas pulseiras, principalmente na cor rosa com seus nomes grafados nelas. É que pode serconsiderado por muitos como “bregas” ou “piriguetes”aqui no Brasil.

Possuem uma linguagem muito característica do grupo. Uma mistura de gírias dos negros americanos misturadas com um forte sotaque espanhol, dando ênfase principalmente nas vogais.

O significado de Chonga está na categoria Significados