Significado de Chorar sobre o leite derramado

O que é Chorar sobre o leite derramado

Chorar sobre o leite derramado é um dito popular.

O significado de Chorar sobre o leite derramado traz a ideia de reclamar por algo de ruim que ocorreu, ou seja, se entristecer com alguma coisa que aconteceu.

Com esse dito popular, muitas pessoas fazem uso da frase “não adianta chorar sobre o leite derramado” ou “não adianta chorar pelo leite derramado” – procurando explicar que tal reclamação não adianta, que chorar não irá ajudar, não vai compensar. Tem o sentido de não valer a pena.

Dependendo da região e/ou cultura, a expressão pode sofrer variações. Um exemplo está no livro “Comer, Rezar, Amar” da autora Elizabeth Gilbert: “Se for para chorar pelo leite derramado, que seja então pelo leite condensado!”

Conforme o Almanaque Brasil da Cultura Popular, o ditado popular nasceu de uma história de lavradores de autoria desconhecida, a partir do dia em que uma camponesa, que levando um balde com leite em cima da cabeça, distraída em pensamentos sobre o que iria comprar com o dinheiro da venda deste produto, acaba tropeçando e deixando todo o leite derramar-se pelo chão. Vendo aquilo, a jovem camponesa concluiu de que não seria válido chorar pelo leite derramado, afinal essa ação não remediaria o problema.

Da mesma maneira que nesta curta história, o uso da expressão para situações do cotidiano visam aclarar a pessoa que não adianta chorar por algo que aconteceu, pois o que passou não irá voltar.

Por exemplo:

“Se você a amasse mesmo, não teria a traído. Agora não adianta chorar pelo leite derramado. Ela já solicitou o divórcio.”

“Não deve-se dirigir após beber, por isso não adianta chorar pelo leite derramado. Arque com as despesas da fiscalização.”

Como na história da camponesa, lamentar-se ou lastimar-se não iria trazer o leite de volta. Entretanto, refletir sobre o ocorrido pode ser de total utilidade para não repetir o erro novamente. É um modo de orientar-se. É deixar doer, não sofrer. Consertar para não repetir o problema.

Chorar sobre o leite derramado em inglês pode ser traduzido como it’s no use crying over split milk.

O significado de Chorar sobre o leite derramado está na categoria Significados