Significado de Chorumela

O que é Chorumela

Chorumela, ou churumela, ou ainda xurumela, é uma palavra que deriva de chorume, o líquido que sai do lixo ou do estrume fermentado.

O que é chorumela?

No sentido popular, chorumela é algo de pouco valor, uma ninharia. O termo pode ser empregado para se referir a algum objeto que não tem qualquer valor significativo, que pode ser jogado fora, já que não vai fazer falta.

A palavra chorumela também pode ter diversos outros significados, já que se trata de termo popular, sem origem erudita, tendo um sentido para cada contexto em que é aplicada.

Chorumela pode ser, por exemplo, uma narração aborrecida, um discurso monótono que gera enfado no ouvinte, tendo o mesmo sentido de ladainha, em seu significado popular, ou de lengalenga.

O termo chorumela também pode ser a característica de uma conversa nada convincente, quando o ouvinte não está acreditando em nada do que está sendo dito, mostrando-se avesso à conversa. "Não me venha com chorumelas!".

Chorumela é uma palavra que se tornou bastante popular no Brasil todo por meio do programa humorístico “Escolinha do Professor Raimundo”, através do personagem Pedro Pedreira, que sempre exigia provas sobre o que o professor estava afirmando.

Embora de origem desconhecida, o termo chorumela é usado muito no Nordeste brasileiro, com os significados que mencionamos acima, mas também se refere à mistura de estrume usada para fertilização na agricultura. Considerando o seu sentido original, o mesmo significado a palavra pode apresentar para qualquer contexto, muito embora o estrume seja algo útil para a lavoura, enquanto que a chorumela pode ser desprezada a qualquer momento por sua inutilidade.

Tratando-se de palavra brasileira, que não tem similar em outros povos de língua portuguesa, chorumela é um termo utilizado apenas na linguagem popular de nosso país. No entanto, podemos comparar chorumela com “Small potatoes” (batatas pequenas), usado em inglês para se referir a coisas sem importância.

O significado de Chorumela está na categoria Significados