Significado de Chulo

O que é Chulo

Chulo é o mesmo que grosseiro, tosco, ordinário, rude. Algo chulo é algo que não vale muito, está mal feito, mal-acabado. O adjetivo chulo pode assim qualificar tanto um objeto, como um indivíduo, tanto uma ação, quanto um discurso falado ou escrito.

Um indivíduo será qualificado como chulo se for grosseiro, se expressar de maneira rude, for mal-educado, insensível, bruto, vulgar. Chulo é o que não está de acordo com o bom senso e o bom gosto.

Um objeto é chulo quando não tem qualidade em seu feitio, estraga fácil, não faz direito àquilo a que se destina, por exemplo, um barbeador que não consegue tirar a barba ou que faz o serviço de forma imprecisa, dificultosa, é um barbeador chulo.

O termo chulo pode então ser usado de forma pejorativa para desqualificar qualquer coisa que não esteja ao agrado. Um time de futebol que não está indo bem no campeonato pode ser chamado por um torcedor de um time chulo.

Pode ser chulo ainda o discurso proferido por um indivíduo. Se alguém fala um português demasiadamente incorreto, sem concordância, pronunciando mal as palavras esse indivíduo tem um linguajar chulo, da mesma forma se alguém fala palavrão excessivamente, se expressa de forma vulgar e ofensiva este possui um palavreado chulo.

Em Portugal, o termo chulo também pode ser usado como um substantivo masculino, referindo-se ao sujeito que vive às custas do dinheiro que ganha explorando prostitutas, aquele que no Brasil é chamado de cafetão.

O significado de Chulo está na categoria Significados