Significado de Cidadania

O que é Cidadania

Cidadania é uma condição de cada indivíduo que nasce em um país, tendo ele ou ela de seguir regras, regimes, diretrizes, bem como, possuindo o direito de vir e ir dentro das normas estabelecidas do país. São os direitos e deveres de cada um.

Boa cidadania

Qualquer bom cidadão, entende que precisa seguir esses deveres, que estão ligados aos direitos, como sinal de igualdade, responsabilidade e mérito.

Uma sociedade equilibrada e mais justa possui o hábito de cumprir com os requisitos para o direito da liberdade e da paz.

Exercer a cidadania

Trata-se de ter consciência sobre suas obrigações, de forma que a partir disso, seja garantido que as leias sejam colocadas em práticas e assim haja maior seguridade para a sociedade.

Fazer parte do exercício da cidadania envolve estar em pleno gozo das disposições da constituição, é conhecer o que é devido fazer e agir conforme o necessário.

A educação tem o dever de ensinar as crianças de seu país sobre a importância da cidadania.

Constituição brasileira

Para ter a cidadania brasileira, o indivíduo deve ter nascido em localidade brasileira, ou solicitar sua naturalização – somente em casos de estrangeiros.

Para receber a cidadania, deve ser seguido vários critérios, bem como atender os requisitos para tal.

Qualquer pessoa pode ter o direito de dupla cidadania, isso indica que a pessoa deve seguir os direitos e deveres dos países envolvidos.

Deveres do cidadão

Todo ser humano natural do Brasil, deve seguir as seguintes diretrizes para ser um bom cidadão.

  • Cumprir as leis do país.
  • Respeitar as sinalizações de trânsito.
  • Votar.
  • Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.
  • Proteger o meio ambiente.
  • Ser colaborativo com as autoridades.

Portanto, ninguém é obrigado a fazer/ realizar algo, ou deixa de realizar, senão em virtude da lei.

Direitos humanos

Significa ter o direito à liberdade, que pode estar ligada com liberdade de expressão, de pensamento, e igualdade perante a lei, independentemente de cor, sexo, raça ou cultura.

Segundo a Declaração Dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, todas as pessoas desse mundo, nascem livres e iguais, portanto, não pode haver distinções de direitos e deveres, sendo assim, importante que todos se associem com fraternidade.

Essa declaração foi criada pela ONU no intuito de evitar as guerras e conflitos entre países e cidadãos. No entanto, ainda assim, a realidade mostra diversos efeitos pelo mundo à fora.

Democracia

Democracia vem do grego que significa – demo = povo e cracia = governo.

Sendo assim: Governo do povo. Tem a ver em como a população pode participar ativamente e livremente das questões políticas do próprio país, podendo participar de sessões e assembleias.

 Também envolve direitos e deveres políticos e sociais.

Exemplos de frases: “O Brasil é um país democrático e seu povo luta constantemente para que assim permaneça”!

Cidadania e empregabilidade

Emprego é um direito de todo cidadão e cabe o país e seus governantes fazerem todo o possível, para que a nação possua crescimento e prospere, permitindo assim, que todo o povo receba os benefícios de direito e não venha a sofrer por causa de fome, miséria e falta de oportunidades empregatícias.

Cidadania europeia

A cidadania europeia vem para complementar a cidadania nacional. Antes do indivíduo ser cidadão europeu, ele é cidadão de alguma nação que integra a União Europeia.

O conceito e valor de cidadania europeia é dada de forma importantíssima para o projeto da Constituição Europeia, e tem suas origens no Tratado de Maastricht do ano de 1922.

O significado de Cidadania está na categoria Significados