Significado de Cidades Sustentáveis

O que é Cidades Sustentáveis

Cidades sustentáveis referem-se a um município específico ou a grupos deles, cuja a implementação se dá por meio de planejamento e administração para a preservação do meio ambiente e a principal preocupação que envolve as cidades sustentáveis tem a ver com respeitar e preservar a natureza.

As cidades inteligentes passaram a surgir com o aumento da conscientização da crescente poluição, aquecimento global e impacto do meio ambiente, em resposta a uma utilização inadequada de espaço e recursos naturais.

Isso tem feito com que não somente a população, mas também inúmeras empresas, juntamente com governo, iniciassem a implementação de medidas que resultam no melhor aproveitamento dos recursos que servem para reutilização, manutenção e preservação da natureza.

As cidades sustentáveis têm como foco gerenciar o uso do solo, evitando assim ocupações inadequadas, edificações irregulares e a ocupação excessiva dos espaços naturais. Agindo dessa forma, é possível garantir que instalações residenciais e empreendimentos comerciais possam se instalar de forma ordenada, atuando assim, com a não poluição ou degradação o meio ambiente.

Outra grande preocupação dessas cidades é reeducar a população para quem façam um uso mais inteligente, de maneira a evitar desperdícios de recursos como água e energia, e principalmente sempre pensando em renovar e reutilizar o que já foi tirado da natureza.

Para entender melhor como esses lugares funcionam segue uma lista de pequenas ações que já fazem grande diferença no dia a dia das pessoas.

Algumas ações adotadas pelas cidades sustentáveis para melhorar o planeta

  • Toda a ação tem como foco a redução da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Lutando assim, contra o aquecimento global.
  • Adoção de medidas que priorizam a manutenção dos bens naturais.
  • Planejamento e implementação de serviços como transporte público de qualidade, que façam uso de energias limpas.
  • Planejamento e meios adequados de incentivem a utilização de meios de transporte não poluente, como bicicletas.
  • Medidas que melhoram a mobilidade nas cidades, reduzindo o tráfego de veículos em massa, como a carona solidária ou programas parecidos.
  • Destino correto para o lixo urbano, como a implantação de sistemas de coleta eficiente e reciclagem de materiais poluentes ou que possam ser reaproveitados. Desta forma, os aterros passaram a ser usados somente para lixos não recicláveis, reduzindo a poluição dos solos.
  • Investimentos na educação e conscientização das crianças a esse respeito.
  • Criação de programas de conscientização voltados a sustentabilidade para jovens, adultos e até indústrias.
  • Planejamento e gerenciamento eficiente das cidades a curto, médio e longo prazo.
  • Implantação e favorecimento de meios econômicos sustentáveis
  • Reeducação da população para consumo consciente.
  • Criação de meios que limpem e reutilizem a água.
  • Implantação de programas que priorizem a saúde dos habitantes.

Algumas cidades com práticas sustentáveis no Brasil

Curitiba: Todo o planejamento dessa cidade foi feito priorizando a sustentabilidade.

Extrema: Possui áreas naturais protegidas e preza pela conservação da água.

João Pessoa: Essa cidade se destaca pela prática da proteção ambiental em áreas naturais.

Londrina: Ela possui um programa eficiente de coleta e reciclagem com a reutilização de lixo urbano.

Paragominas: Essa cidade se destaca pela luta no combate ao desmatamento e proteção de áreas naturais junto a seus recursos.

O significado de Cidades Sustentáveis está na categoria Significados