Significado de Cinismo

O que é Cinismo

Cinismo é substantivo masculino com origem no Latim cynismus, mas que provém da palavra grega kynismós. Há, porém, controversas sobre a origem do termo, sendo que muitos afirmam que a palavra tem derivação do grego Kýon, que significa cão – usado para indicar que o cínico negligenciava a família, sociedade, entre outros assuntos de forma parecida ao cão.

O que é Cinismo:

O significado de Cinismo é uma doutrina filosófica e um sistema dos cínicos, criada por Antístenes, discípulo de Sócrates. Filósofos que adotavam o cinismo possuíam como objetivo viver a virtude segundo a natureza, ou seja, fugir da comunidade e se tornarem autossuficientes.

O nome desta doutrina, de acordo com diversos testemunhos, vem de Cinosargo – ginásio localizado perto de Atenas – onde vários membros se reuniam.

Dois nomes marcantes estão presentes nesse sistema filosófico:

  • Diógenes – foi aluno de Antístenes. Diógenes apresentou um caso de incomodidade na frente de Alexandre, o imperador que dominou o território grego. A história fala que Diógenes estava tomando banho de sol quando Alexandre apareceu e indagou o que Diógenes queria – poderia ser qualquer coisa, pois Alexandre daria tudo.

Ao ser indagado, Diógenes apenas respondeu que desejava que o dono do maior império se retirasse de sua frente, pois estava atrapalhando seu banho de sol.

  • Pirro: outro nome muito conhecido na escola cínica, diz-se que mesmo quando ele estava sozinho ou que alguém saía de perto dele, Pirro continuava falando. Outro comportamento do cínico foi não oferecer ajuda ao encontrar seu mestre, Anaxarco, caído em um pântano. Posteriormente, Anaxarco “agradeceu” Pirro pela indiferença e apatia.

A filosofia cínica, portanto, é uma escolha de vida – assim como da liberdade total ou absoluta, bem como da independência acerca das necessidades inúteis. A filosofia cínica também recusava a vaidade a ao luxo – existentes na vida social. Dessa forma, os cínicos abdicavam da fama e dos poderes dos valores sociais. Os cínicos ainda não acreditavam que esses fatores influenciavam na felicidade verdadeira.

Em suma, a filosofia cínica tem como objetivo alcançar a paz interior e a felicidade sem os bens e prazeres terrenos e através da independência de qualquer necessidade vital e social.

Em sentido figurado, o termo cinismo ganha uma conotação pejorativa – significado um ser humano que é mordaz, pois não respeita valores e sentimentos, muito menos as convenções sociais.

Uma pessoa cínica também pode ser um indivíduo com caráter desavergonhado, descarado, impassível, imprudente e obsceno.

Cinismo tem como sinônimos os termos: arrogância, insolência, petulância, sarcasmo, hipocrisia, fingimento e atrevimento.

Cinismo ilustrado

Cinismo ilustrado é uma página disponível na internet que é composta por variadas ilustrações e imagens que tratam sobre o cinismo, porém de forma bem humorada. A autoria é de Eduardo Salles, designer mexicano que também é publicitário, ilustrador e escritor.

Cinismo da Reciclagem

De autoria de Philippe Layargues, o artigo chamado “O cinismo da reciclagem – o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental” aborda os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) como pedagogia.

A pedagogia dos 3Rs que Philippe discute é aquela discutida nas escolas, onde possui um efeito não reflexivo, simplesmente comportamental e ilusório.

Para Layargues, a abordagem acaba estimulando os indivíduos a consumires os produtos (especialmente os descartáveis) sem nenhuma preocupação, já que eles são recicláveis e ecológicos.

O significado de Cinismo está na categoria Significados