Significado de Cisgênero

O que é Cisgênero

Cisgênero é um adjetivo de dois gêneros e de dois números cujo significado refere-se àquele que se identifica totalmente com o seu "gênero de nascença". No que tange aos estudos sobre gênero, o cisgênero é o oposto do transgênero, já que o segundo se identifica com um gênero distinto do qual ele nasceu originalmente.

Por exemplo, um indivíduo que nasce com o órgão sexual masculino, possui uma identidade de gênero masculina, isto é, se reconhece como homem e se expressa socialmente de acordo com este gênero, sendo considerado um homem cisgênero ou mesmo um cisgênero masculino.

Por outro lado, ainda dentro deste exemplo, existe a pessoa que, mesmo tendo nascido com o órgão sexual masculino, não se reconhece como homem e não se expressa perante a sociedade desta forma, preferindo o gênero feminino. Neste caso, trata-se de um homem transgênero.

A origem etimológica da palavra cisgênero também ajuda a entender seu significado. Para isso, deve-se separar o termo “cis” de “gênero”. No latim, “cis” tem significado de “mesmo lado” ou “ao lado de”. Aqui, o prefixo tem o papel de mostrar concordância entre a configuração hormonal e genital de nascença e o gênero do indivíduo.

Há pessoas que podem indagar a questão de gênero e dizer que “cisgênero não existe”, no sentido de tentar derrubar de uma vez por todas quaisquer formas de divisão e hierarquização social, política e econômica a partir do sexo anatômico. Porém, essa tese causa muita polêmica justamente por conta de uma inferiorização histórica do sexo feminino diante do masculino que tenta ser quebrada nos dias atuais.

Existem também linhas de pensamento que questionam essa definição de gênero binária, dividida apenas entre homens e mulheres. Há pessoas que dizem ser não-binárias, isto é, não se encaixam nessas duas definições.

Dentro disso, um cisgênero binário é alguém que está dentro da definição de gênero e sexo identificadas neste texto, qual seja: a pessoa nasceu com determinado órgão sexual e mantém os traços socioculturais que são atribuídos ao gênero relacionado aquele sexo. Uma pessoa não-binária diz não se encaixar necessariamente nesse padrão, podendo ter aspectos de gênero masculinos e femininos em sua identidade, não importando se é cisgênero ou transgênero.

Cisgênero e Transgênero

Cisgênero e transgênero são termos distintos, logo, podem ser considerados antônimos um do outro. Como já explicamos, o cisgênero significa a concordância entre o sexo biológico do indivíduo com as características que são atribuídas a este gênero dentro de um ponto de vista social, histórico e cultural, que dita as normas e padrões de como devem se portar os sexos masculino e feminino.

No entanto, aqueles que não se identificam com o seu sexo biológico são chamados de transgêneros. Isso porque eles se aproximam mais de um gênero distinto daquele que sua formação biológica e seu sexo indicam.

Por exemplo, se uma mulher nasceu com órgão sexual feminino, mas se comporta sob a identidade de gênero masculina e dentro dos ditames atribuídos historicamente ao sexo masculino, este indivíduo deve ser considerado e tratado como um homem.

É importante deixar claro que as definições a respeito de cisgênero e transgênero decorrem da definição histórica e aceita socialmente de que o pênis pertence ao sexo masculino e a vagina ao sexo feminino.

Apesar de parecer semelhante, é incorreto associar o conceito de heterossexualidade com o de cisgênero e o de homossexualidade ao de transgênero. Isso porque a orientação sexual e identidade de gênero não estão relacionadas. É possível, por exemplo, que um indivíduo transgênero seja heterossexual, enquanto que também é plenamente aceitável que um cisgênero seja homossexual. Assim como é totalmente possível alguém ser cisgênero e heterossexual ou mesmo transgênero e homossexual.

O significado de Cisgênero está na categoria Significados