Significado de Civilização

O que é Civilização

Civilização é uma palavra derivada do adjetivo “civil” que, por sua vez, chega até a língua portuguesa a partir do latim “civilis”, palavra utilizada para definir tudo aquilo que diz respeito ao cidadão, à vida pública daquele que é “civis” (que vive em uma cidade).

O que é civilização

Civilização é um substantivo que pode ser definido como o conjunto de caracteres próprios da vida social, econômica, cultural e política de um país ou região. Ou seja, civilização é o conjunto de tudo o que é próprio de um cidadão.

Se, a princípio, o significado de cidadão era algo restrito apenas a quem residia nas cidades, hoje se entende que o conceito de cidadão estende-se a todo aquele que faz parte de uma nação.

Do sentido original de civilização, surge a expressão “tornar-se civil” e o verbo “civilizar” que representam a transformação sofrida por aqueles que moram fora da cidade para que se adaptem ao contexto civil.

Chama-se civilização um estado de cultura da sociedade que é caracterizado por algum progresso no ramo das ciências, da religião, das artes, dos meios de expressão, das técnicas econômicas e científicas, da política e de um certo refinamento dos costumes. Ou seja, é civilização todo aquele agrupamento de pessoas que possui conhecimento e domínio de diversas áreas e consegue progredir com o passar do tempo.

As civilizações foram se formando e se transformando ao longo dos tempos, havendo sempre as grandiosas: a civilização egípcia, a civilização Greco-romana, a civilização árabe e a civilização asteca-maia. Essas são aquelas que se destacaram em seus contextos históricos devido ao refinamento de suas artes, filosofias, descobertas e estudos.

O estudo das civilizações antigas é feito por sociólogos, antropólogos, historiadores e arqueologistas, que encontram e estudam vestígios deixados por elas, como ruínas arqueológicas, objetos enterrados, monumentos, escritos.

Para haver a uma civilização há 3 requisitos: domínio da natureza física, com técnicas científicas e industriais; equilíbrio entre o domínio que o homem tem sobre a natureza física com o que tem com sua natureza espiritual, com um progresso moral correspondente; a existência de um ideal comum.

O significado de Civilização está na categoria Significados