Significado de Clero

O que é Clero

Clero é uma palavra proveniente do grego ”Klêros”. O termo é usado para designar a classe clerical, ou seja, os religiosos e sacerdotes que fazem parte do conjunto de religiosos que são encarregados de devoção espiritual.  Ele está relacionado diretamente à Igreja Católica e à Idade Média.

Quem determinava as regras na Idade Média eram os religiosos, sendo esse período conhecido como Feudalismo. Nessa época, era a classe clerical que induzia a conduta cristã a milhares de pessoas que deviam segui-la sem questionarem à Igreja.

O clero é formado pelos padres, bispos, arcebispos, cardeais e pelo cargo mais elevado dentro dessa hierarquia, o do Papa. E todos possuem uma posição dentro da Igreja Católica que deve ser respeitada.

Atualmente, a Igreja Católica não exerce tanta influência como naquele período da História. Sua atuação está mais condicionada a um grupo atuante dentro da doutrina.

Diferença entre clero regular e clero secular

Na Idade Média, o clero regular, derivado do termo “regulas”, eram os religiosos que procuravam dedicar-se a Deus em mosteiros e fazendo penitências, contemplações, vivendo solitários e isolados; pertenciam a ordem monástica. Monges, abades, abadessas, frades e freiras eram os que viviam desta forma.

Há também os da ordem “Beneditinos” do convento de São Bento, que buscavam a Deus trabalhando e rezando.

o Clero secular, provém do latim “saeculum” e eram os religiosos que se dedicavam a sociedade, isto é, padres, bispos e arcebispos que atuavam dentro das igrejas pregando o sacramento, apoiando e ajudando os necessitados.

Alto clero e baixo clero

Há uma diferenciação entre alto clero e baixo clero. O alto clero era formado por bispos e arcebispos provenientes de famílias da nobreza. Eles não pagavam impostos, ganhavam terras e ainda tinham o direito de cobrar o dízimo dos fiéis, além de poderem influenciar nas decisões de reis e senhores feudais.

Enquanto o baixo clero era formado por padres vindos de famílias pobres, não tinham muitas regalias e a sua função era a de cuidar das classes mais baixas da sociedade.

Como o clero na Idade Média detinha o poder em suas mãos, os sacerdotes acabaram ultrapassando o limite da razão, além da área religiosa, o que acabou servindo de motivo para que a reforma religiosa pudesse ser implantada e ocorresse uma grande transformação na mentalidade de toda a sociedade.     

O significado de Clero está na categoria Significados