Significado de Clichê

O que é Clichê

Clichê é um substantivo masculino que significa placa gravada em relevo sobre um metal, onde se imprime imagens e/ou textos através de uma prensa tipográfica. É o modo como os jornais em suas edições diárias são confeccionados. A origem da palavra é francesa (Cliché).

Fora do âmbito jornalístico, a palavra clichê ganhou um sentido figurado como ideia já muito batida ou mesmo fórmula repetida uma vez que, faz alusão diretamente ao significado da palavra.

O uso de clichês ou também chamados chavões é para se fazer referência àquilo que é considerado previsível como, por exemplo, os finais de novela ser felizes com casamentos, morte ou prisão do vilão e nascimento de bebês.

Curiosamente, quando se percebe que há o emprego de clichê nas mídias e outros modelos de entretenimento há sempre uma repulsa por parte de quem percebe e o desejo nato de surpresa.

Contudo, Clichê é ainda o nome de uma revista independente disponibilizada a cada semestre e criada, em meados de 2010, pelos alunos de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ou seja, a revista aborda os conceitos de Design, analisa e discute a produção acadêmica.

Clichê – Sorriso Maroto

Clichê é o nome de dois sucessos musicais, um com o grupo Sorriso Maroto e outro com a dupla João Neto e Frederico e também gravado por Jorge & Matheus. No primeiro caso, a música foi composta por dois integrantes do grupo: Thiago Silva e Sérgio Junior.

A gravação foi realizada em 2010 no CD “Ao Vivo em Recife”, pela Universal Music. A canção fala de alguém que perdeu o amor de outra pessoa e tenta ensaiar formas de declarar o seu sentimento com o intuito de voltar e que sofre com a solidão.

Já a música da dupla sertaneja foi composta por Gabriel Agra e fala da paixão existente e a necessidade da presença do outro. O personagem da canção começa a fazer rimas para dizer repetidamente o que sente, embora falar “eu te amo” se torne, para ele, clichê.

O significado de Clichê está na categoria Significados