Significado de Clima

O que é Clima

Clima é o nome dado a um dos elementos da biosfera, caracterizado pelo estado médio atmosférico em determinadas zonas do planeta. Apresenta dinâmica complexa e relação com a dimensão do Tempo. A origem da palavra vem do grego e seu significado está vinculado à “inclinação”, sendo o conceito de clima relacionado ao eixo terrestre e suas zonas de incidência solar, portanto com a temperatura.

Em geral, os diferentes climas são regidos por múltiplas interações e elementos naturais ou não, sendo os principais o relevo, vegetação, altitude, longitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar e urbanização, sendo relevantes para sua caracterização as temperaturas, umidade, vento, chuva, pressão e radiação solar, variando muito ao longo do ano. Para definir os diferentes climas de uma determinada região, é necessária a observação geral de seus elementos pelo período mínimo de trinta anos, sendo o Instituto Nacional de Meteorologia o responsável pela observação, padronização e divulgação dos dados relacionados ao clima e tempo no Brasil há muitos anos.

No mundo, foram identificados diferentes climas e zonas, dentre os quais o clima Mediterrâneo, Tropical, Equatorial, Subtropical, Temperado, Polar ou Glacial, e outros, com temperatura e outras características em geral.

O Brasil, em decorrência de suas dimensões continentais, apresenta configuração geográfica e elementos bastante diversificados, resultando em diferentes climas, com características próprias ao longo do ano: Equatorial Úmido, Tropical, Semiárido, Litorâneo Úmido e Subtropical Úmido.

Estado da atmosfera

Como está o clima hoje? Teremos chuvas ou sol? Está quente ou frio? Qual será a temperatura máxima? São muitas as dúvidas e significados sobre o que é tempo e clima.

Há diferença entre o tempo atmosférico e clima? O tempo consiste na ação momentânea da troposfera em um determinado lugar e período, enquanto o clima se relaciona às condições do tempo que variam ao longo do ano em determinado local, ou seja, o tempo relaciona-se à temperatura em um dia, e o clima à sua variação, em determinadas zonas, ao longo do ano.

Por isso, ao longo do dia, perguntamos a previsão do tempo e não do clima, pois se refere à influência do estado atmosférico as atividades humanas em um determinado momento. O tempo está mais relacionado à combinação de componentes em um determinado período do dia. Por isso podemos ter dias quentes no inverno, com temperatura elevada, ou sentir um friozinho em determinado dia de verão, pois a temperatura caiu.

Tipos de clima

Qual é clima da região em que você mora? É quente? Tem muitas chuvas?

É comum sabermos que os invernos no sul são rigorosos e os verões quentes, o que nos faz escolher a melhor época do ano para viajar e não pegar chuva. Mas qual o clima de cada região? Na Amazônia predomina o clima equatorial úmido; na parte centra do país e litoral do meio-norte, o clima tropical; no sertão nordestino e vale médio do rio São Francisco, há predominância do clima Tropical Semiárido, quente o ano inteiro, ou seja, elevada temperatura, baixa umidade e chuvas em decorrência da irregularidade de massas de ar úmida, diferente da faixa do litoral leste e nordeste, onde há forte presença de massas tropicais marítimas, com elevada umidade, portanto, com bastantes chuvas; e da região sul, na qual encontramos o clima Subtropical Úmido, no qual os invernos são mais rigorosos.

Clima organizacional

A palavra clima é utilizada em muitas situações. No ambiente de trabalho naqueles dias em que a “temperatura fica quente”, não falta “chuva de problema” ou “o tempo fecha” não estamos falando de metereologia, mas sim da relação entre os colaboradores e da necessidade de apoio organizacional.

O significado de Clima está na categoria Significados