Significado de Cocota

O que é Cocota

Cocota é uma espécie de gíria muito usada nos anos 1970 para caracterizar uma mulher bonita, com aparência de menina que se destaca das demais, chamando a atenção por onde passa.

O que é Cocota:

No início, costumava-se utilizar cocotinha para designar adolescentes mimadas, desinibidas, que se vestiam de modo extravagante, usavam maquiagem mais carregada e agiam de forma diferente das consideradas “garotas de família”.

Logo, ainda na década de 1970, o termo cocotinha cedeu lugar para cocota. Talvez, tal fato tenha se dado devido à origem da palavra em si, ou seja, cocota deriva da palavra francesa “cocotte”, que era uma calça jeans bastante justa e de cós baixo, com design bastante provocante e sexy.

Essa calça, que era muito usada pelas jovens francesas do balneáreo de Saint Tropéz, virou um fenômeno da moda feminina quase no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde recebeu o nome de calça cocota.

O termo cocota também era usado de forma pejorativa, por isso quando uma garota era chamada de cocota, o intuito era ofendê-la, chamá-la de vulgar.

Já por volta dos anos 1980, a palavra cocota saiu de cena para dar lugar a outros termos com o mesmo sentido, como “patricinha”, por exemplo. 

Até hoje, o termo “patricinha” ainda é usado para designar as garotas adolescentes “filhinha de papai”, que costumam exagerar em seus looks, seja na forma de se vestirem, maquiarem ou agirem.

É bastante comum vermos, hoje em dia, muitas letras de funk utilizando o termo cocota para chamar uma garota de vulgar ou exagerada. 

O significado de Cocota está na categoria Significados