Significado de Código

O que é Código

Código é um substantivo masculino. O termo vem do Latim codex, que significa “livro, principalmente de leis”, que originalmente definia o “tronco de árvore”. Somente no começo do século XIX, o termo ganhou a definição de “escrita secreta”.

O que é Código:

O significado de Código se altera dependendo do contexto em que a palavra se encontra, podendo aparecer na área da Biologia, na língua Portuguesa, na Comunicação, na linguagem, etc.

O que é código no Direito, por exemplo, é considerado como um dos significados mais importantes e conhecidos para a palavra. É, nesse caso, a “coleção de leis, disposições ou regulamentos sobre qualquer matéria”. É o que se vê no Código Penal, Código Civil, entre outros.

Outra definição de código ainda aborda a coleção de preceitos ou normas de comportamento. Exemplos são: o código de conduta que as empresas utilizam, bem como o código de ética e o código de honra.

Em outras situações, vê-se a palavra código tendo como acepção:

  • Ser o mesmo que senha ou palavra-chave.

Em determinados sites, em que se necessita a criação de uma conta, pode-se existir o termo “código” ao invés de “senha” ou “palavra-chave”.

  • Ser um sistema limitado de símbolos ou sinais que oferece a possibilidade de troca de informação ou de mensagens.

A combinação, através de regras, desses sinais ou símbolos corresponderá a uma determinada informação, mensagem ou significado. Por exemplo, determinados sons, gestos, figuras, cores, etc.

Um exemplo é o Código Morse: sistema inventado por Samuel Morse, que tem sua comunicação efetivada através da combinação e representação de letras e números por séries de traços (sons ou lampejos longos) e pontos (sons ou lampejos curtos). Este código é famoso por ter sido a forma utilizada pelo navio Titanic quando requisitava, com urgência, auxílio ao bater em um iceberg, em 1912.

  • Ser um conjunto de regras para a troca de mensagens secretas.

É a transposição de sistemas de símbolos que seguem regras que ocultam as informações e que são difíceis de serem descobertas por quem não está a par destas normas relacionadas. Ou seja, olhando-se a mensagem, ela parecerá incompreensível. O código, nessa situação, não altera qualquer significado da informação que está sendo transmitida.

Por exemplo: “Criamos um código secreto para nos comunicarmos com privacidade.”

  • Ser o conjunto dos elementos linguísticos existentes em uma comunidade e que estão à disposição das pessoas para que sejam utilizados como meios de comunicação.

O código, nessa ideia, seria a língua, o idioma.

  • Ser um conjunto de símbolos ou sinais que representa as instruções e os dados de um computador.
  • Ser a série alfanumérica (contendo algarismos e/ou letras) que fornece a identificação individual de cada item de uma determinada lista.

Exemplos são de produtos de estoque ou de usuários de um serviço.

Existem várias expressões que contêm o termo “código”. Vale conhece-las:

  1. Código de barras: popular código encontrado em embalagens de artigos, que tem como aspecto as barras verticais de diferentes larguras, que é lido através de um leitor óptico.

O código de barras é um sistema de representação de série alfanumérica, pois pode identificar um produto e seu preço, por exemplo, além de dados sobre seu estoque, se necessário.

  1. Código binário: sistema que possui apenas um par de sinais que representa os dados e as instruções processados por computadores, o 0 e o 1.
  2. Código de endereçamento postal: significa código de rastreamento dos correios que realiza a identificação da localização do destinatário para a entrega de um produto.

Com o código, há definido o logradouro, o município, CEP e outros dados.

  1. Código genético: é a forma bioquímica de transmissão das informações biológicas hereditárias.

Esta é uma ação presente em praticamente todos os seres vivos, sendo definido como uma “correspondência” entre os vários códons (que são as sequências de nucleotídeos) nas moléculas de DNA e RNA e os referentes aminoácidos específicos.

O código genético foi o que os cientistas mapearam através de uma equipe de pesquisadores em relação aos genes do parasita que causa a malária, atitude que pode facilitar o desenvolvimento de melhores tratamentos, vacinas e drogas.

  1. Código deontológico: é a série de regras de cunho ético que fazem a regulamentação do exercício de uma atividade profissional.

Por exemplo, código deontológico dos enfermeiros, código deontológico do jornalista, etc.

Qr Code

QR Code é um novo código de barras em 2D que tem como maior diferencial com o código de barras comum a representação gráfica, sendo utilizado em grande escala no mercado publicitário.

Código Hamurabi

Código de Hamurabi é o nome dado a uma coleção de leis escritas pelo sexto rei da Babilônia, Hamurabi, escrito em um bloco de rocha de diorito que está preservado no Museu do Louvre, em Paris, França. Esta antiguidade foi encontrada em 1901 por um arqueólogo francês e é considerado um dos maiores exemplos mais bem conservados de leis escritas provenientes da Mesopotâmia.

Sinônimos de código

  • Conjunto de normas
  • Conjunto de regrasa
  • Conjunto de leis
  • Composição
  • Constituição
  • Norma
  • Regra
  • Sistema
  • Complexão
  • Lei

O significado de Código está na categoria Significados