Significado de Coitado

O que é Coitado

Coitado é um adjetivo utilizado para caracterizar um ser miserável, desgraçado ou infeliz.

Quando alguém é tachado como coitado, é o mesmo que dizer que ela já passou por grandes problemas e dificuldades na vida e por esse motivo, as outras pessoas a tratam com compaixão, consternação e até mesmo piedade.

Exemplo:

“Coitados, todos perderam suas casas devido à grande tempestade que ocorreu nesse fim de semana”.

Esse vocábulo também é muito utilizado de forma coloquial para se referir a alguém que já foi traído ou iludido pela namorada ou esposa.

Observe os exemplos logo abaixo:

“Depois de tantos anos de casado, o coitado do João foi traído pela bela esposa!”

“O rapaz sofreu uma terrível desilusão! Sua namorada o traiu e agora o coitado não quer saber de namorar nenhuma garota!”

“Coitado de seu namorado. Como você consegue olhar para ele após tê-lo traído?”

Na Língua Inglesa há palavras que exprimem o mesmo sentido de coitado como poor, wretch, pity.

Origem da palavra coitado

Apesar de muitos acharem que a palavra coitado provém de coito e tenha sentido sexual, não é verdade. Antigamente, de forma errônea, esse termo era utilizado para se referir a um homem que sofreu uma violência sexual, ou seja, um coito. 

Porém, sua origem está relacionada ao verbo arcaico “Coitar”, que provém do latim “coctare” que significa desgraçar ou atormentar. Dessa forma, coitado é usado para designar um indivíduo que passou por coita, ou seja, uma desgraça ou aflição.

Coitado também pode ser usado com tom pejorativo. 

Veja: 

“Pobre coitado, se prejudicou com as próprias palavras”.

“É um pobre coitado, não tem nem um pouco de humildade.”

No ano de 1999 e 2000, estreava no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) o programa humorístico chamado “Ô... coitado!”. A série contava com a participação de Gorete Milagres e Moacyr Franco. 

A história era centrada na empregada Filomena, ou melhor, Filó como todos a conheciam. A personagem foi para a cidade grande trabalhar com um atrapalhado cantor fracassado, Steve Formoso. Filó aprontava inúmeras confusões com o seu patrão, que ficava quase louco com aquela mulher folgada e muito esperta.

O programa só teve duas temporadas com aproximadamente 50 episódios, que ia ao ar todas as quartas à noite.


 

O significado de Coitado está na categoria Significados