Significado de Comadre

O que é Comadre

Comadre é um termo que tem sua origem no latim commatre, palavra que pode ser traduzida como “aquela pessoa que também é mãe”. No português atual a palavra comadre tem diversos significados, contudo o mais usado se conecta com seu significado original, assim, comadre é o nome pelo qual uma mãe designa a madrinha de seu filho ou o nome pelo qual uma madrinha refere-se a mãe do seu afilhado.

Algumas culturas têm como costume promover a amizade e fortalecer os laços de companheirismo quando do nascimento de um filho, escolhendo uma pessoa ou casal para ser madrinha e padrinho da criança. Essa madrinha passa a ser chamada de comadre e chama a mãe que lhe convidou de comadre, enquanto que no caso do homem este recebe o nome de compadre.

Contudo, coloquialmente é comum que duas amigas que se sintam próximas, com uma amizade forte e consolidada chamem-se carinhosamente uma a outra de comadre. A palavra comadre também já foi usada como sinônimo de parteira, sentido que hoje está completamente em desuso.

Num sentido pejorativo, a palavra também aparece, às vezes, como sinônimo de mulher bisbilhoteira, intrometida, curiosa ou mexeriqueira. Outros sentidos ainda para a palavra comadre: uma arma de fogo, o nome de uma brincadeira de crianças ou um tipo de botija que guarda água quente.

É comum que haja dúvida quanto à gráfica correta do termo, sendo que “comadre” é o correto, “cumadre” é considerado errado.

Comadre Hospitalar

A palavra comadre tem também um outro sentido que faz parte do dia a dia dos hospitais. Em qualquer hospital existe um acessório conhecido como comadre ou comadre hospitalar, é um objeto geralmente de aço inoxidável ou plástico, desenhado para facilitar a vida das mulheres que estão de cama possibilitando a essas fazer suas necessidades fisiológicas.

O significado de Comadre está na categoria Significados