Significado de Comendador

O que é Comendador

Comendador é um substantivo masculino. O termo vem do Latim commendator, que significa “aquele sob cujos cuidados se coloca outra pessoa”.

O que é Comendador:

O significado de Comendador é o indivíduo que recebe uma condecoração honorífica, isto é, é uma condecoração concedida para uma pessoa que se destacou em sua área de atuação.

Comenda é o nome desta condecoração, que pode abranger desde o âmbito militar e político até o eclesiástico. A comenda é, no caso, um benefício, uma forma de agraciar o comendador.

O termo surgiu ainda na Europa, durante a Idade Média, sendo que esta recompensa tinha uma ideia bem distinta, caracterizada como um benefício dado aos membros do clero ou a militares que demonstravam bravura em batalhas.

Naquela época, a comenda era alguma coisa valiosa, como, por exemplo, um título de propriedade de uma terra ou uma quantia de dinheiro. Mas é claro que com o passar dos séculos, o valor da comenda virou somente algo simbólico, tendo sua representação em forma de medalhas ou diplomas.

Atualmente, entretanto, o comendador é um termo que não possui uma função definida como existia na Idade Média, onde ele tinha a obrigação de defender a terra que havia recebido contra os inimigos e invasores – afinal, era uma estratégia própria de preservar a conquista territorial e, ao mesmo tempo, proporcionava incentivos de expansão. Hoje, ser comendador é ter algum prestígio em alguns círculos sociais.

Por isso, encontra-se este título em cerimoniais de governos e instituições privadas que ainda seguem uma hierarquia conforme a importância do homenageado, que se destacou por ter ajudado e engrandecido a sociedade, tanto por meios sociais, econômicos como políticos, por exemplo.

O termo “comendador” ficou muito conhecido após servir de apelido para um personagem fictício na novela Império, transmitida pela Rede Globo em meados de 2014 até março de 2015. O Comendador era o apelido de José Alfredo de Medeiros, personagem vivido pelo ator Alexandre Nero. O nome “comendador” foi utilizado para se referir ao império que o personagem detinha: a rede de lojas “Império Joias”.

“Comendador Levy Gasparian” é o nome de um município brasileiro localizado no estado do Rio de Janeiro.

“Comendador Soares” é o nome de um bairro localizado em Nova Iguaçu, município também do estado do Rio de Janeiro.

“Comendador Gomes” é um município localizado no interior do estado de Minas Gerais.

“Comendador Martins” é a designação de uma rua na cidade de Santos, no estado de São Paulo.

“Comendador Franco” é a designação de uma avenida situada na cidade de Uberaba, localizada na cidade de Curitiba, no Paraná.

O significado de Comendador está na categoria Significados