Significado de Comprometimento

O que é Comprometimento

Comprometimento designa a ação de comprometer algo ou a sim mesmo em relação a algum fato ou pessoa.

O que é comprometimento:

É uma palavra derivada do latim “compromissium”. Tal termo é utilizado para especificar uma obrigação, dever ou mesmo uma promessa. Por isso, comprometimento também pode ser usado como sinônimo para compromisso, que denota responsabilidade por quem se compromete a realizar um favor ou um acordo.

Significado de Comprometimento

Exemplo: “Meus pais não tinham o menor comprometimento com minha educação, se estudei e me formei, foi por escolha própria”.

Alguém pode demonstrar comprometimento em vários campos da vida, como por exemplo, em uma relação amorosa, cujo principal objetivo é ser fiel e comprometido com o seu parceiro. Ambos devem se esforçar para manter um relacionamento baseado no amor, na amizade e principalmente no respeito mútuo.    

De acordo com o médico Eugênio Mussak, um palestrante bastante requisitado no Brasil, o comprometimento é resultado de cinco princípios. Sendo eles: admiração, respeito, confiança, intimidade e principalmente paixão.

Comprometimento organizacional

O comprometimento de funcionários é uma atribuição profundamente valorizada dentro das empresas hoje em dia. Retrata um vínculo institucional entre o sujeito e a instituição. 

O trabalhador que se mostra comprometido profissionalmente, que cumpre com todos os seus deveres e funções, se mantém focado no que realmente é importante para a empresa e conhece a sua cultura organizacional, geralmente trabalha em prol do sucesso dessa instituição.

É extremamente difícil que um trabalhador se mantenha comprometido com uma empresa se a mesma não procurar motivá-lo de alguma forma. É necessário que os chefes, patrões, líderes busquem estratégias para valorizar e motivar seus funcionários, de forma que façam com que eles se sintam felizes em estar naquela empresa, desta forma haverá um maior comprometimento por parte de seus parceiros.

O comprometimento organizacional pode ser dividido em três níveis a seguir:

  • Comprometimento afetivo: neste caso, os trabalhadores assumem um compromisso sentimental e afetivo com a instituição. Eles mantêm uma relação emocional com ela e desejam permanecer ali, tornando-se aliados da empresa.
  • Comprometimento instrumental: ocorre porque os trabalhadores valorizam os salários e os benefícios que a empresa proporciona a eles. Geralmente, o que liga esses trabalhadores a essa empresa é a questão financeira. Sabem que ao sair da mesma acabarão se prejudicando.
  • Comprometimento normativo: o comprometimento existe porque o empregado sabe que tem uma obrigação para com a empresa. Entendem que estão naquela empresa forçadamente, mas deverão manter o compromisso.

Pode haver mais de um nível de comprometimento em relação ao trabalhador, sendo que esses níveis podem coexistir dentro de cada empresa.

Existe também o tipo de comprometimento com Deus que consiste em renunciar as coisas da vida, assim como ter disciplina, ser perseverante e demonstrar o seu amor incondicional a ele.

O significado de Comprometimento está na categoria Significados