Significado de Compulsório

O que é Compulsório

Compulsório é um adjetivo que pode ser tido como sinônimo de obrigatório. Tudo que fazemos por sermos impelidos a fazer, determinados por alguma força interna ou externa a nos mesmos, pode ser dito como compulsório. Entretanto, em geral, quando usamos o termo compulsório, estamos nos referindo à qualidade daquilo que é feito obrigatoriamente por força de alguma ação externa.

O alistamento militar no Brasil é compulsório para os homens, ou seja, com 18 anos todos os jovens devem se alistar no serviço militar, são obrigados a isso. Aqueles que são selecionados pelo exército exercem um serviço militar compulsório.

Compulsório tem a mesma raiz de compulsão, palavra que designa uma tendência interior muito grande a fazer determinada coisa, por exemplo, compulsão por comida ou compulsão por sexo.

A palavra compulsório terá sempre conexão com aquilo que força alguém a alguma coisa seja do ponto de vista legal, como a aposentadoria compulsória, onde por lei o indivíduo é obrigado a se aposentar; ou mesmo aquilo que fazemos por que estamos sendo violentamente compelidos a fazer, como o pagamento de um resgate para salvar a vida de um ente querido em risco.

Podemos então dizer que todos os tributos e impostos pagos pelos contribuintes aos cofres públicos são compulsórios, pois os cidadãos não têm escolha enquanto a isso. Algo tido como imprescindível também é algo compulsório, os seres vivos em nosso planeta, sentem uma necessidade compulsória por oxigênio.

Trabalho Compulsório

Trabalho compulsório é como chamamos o tipo de trabalho em que o trabalhador é obrigado a exercer sua função sob pena de sofrer algum prejuízo moral ou material. O trabalho compulsório é uma espécie de escravidão contemporânea onde pessoas são submetidas a trabalhos duros e em péssimas condições, sem terem escolha. Sofrendo ameaças psicológicas ou físicas caso não cumpram com aquilo que foi determinado que cumprissem.

Compulsório Bancário

O compulsório bancário, também conhecido como depósito compulsório, é uma manobra legal que obriga os bancos a depositarem parte de seu dinheiro junto ao Banco Central para que esse tenha um melhor controle da economia e da quantidade de moeda que circula em um país.

Empréstimo Compulsório

Chamamos de empréstimo compulsório a prática prevista na constituição brasileira onde o governo toma parte do dinheiro dos contribuintes como empréstimo para ser devolvido determinado tempo depois.

O empréstimo é compulsório por que o contribuinte não tem escolha, caracterizando a prática como um tributo e um péssimo negócio para o cidadão.

Na história recente do Brasil, o caso de empréstimo compulsório mais famoso foi aquele determinado pelo presidente Collor logo após tomar posse no executivo em 1992. Collor determinou que o dinheiro da popança dos brasileiros deveria ser bloqueado para ser usado pelo governo, só vindo a ser devolvido 18 meses depois.

Compartilhe este significado: