Significado de Comuna

O que é Comuna

Significado de comuna

Comuna é uma palavra que começou a ser utilizada na Idade Média para designar a cidade que se tornava autônoma ao receber do rei uma carta que garantia a sua emancipação.

O Que é Comuna

A partir de seu significado medieval, a palavra comuna foi ganhando outros que, apesar de diferentes, relacionam-se mais ou menos entre si. Na França, hoje vemos o termo comuna sendo usado para designar a mínima subdivisão político-administrativa do país, o mesmo que município.

Em Portugal, o termo comuna aparece como sinônimo de residências universitárias que são também clubes acadêmicos, as chamadas comunas universitárias. No geral, podemos dizer que comuna é uma comunidade local, rural ou urbana, que tem alguma autonomia legal.

Podemos encontrar ainda a expressão “comuna” como uma referência a comunista. No Brasil, não é raro alguém se referir a algum comunista como “comuna” ou mesmo alguém que simpatiza ou é militante do comunismo pode se auto intitular como “comuna”.

Comuna de Paris

O movimento operário que criou o primeiro governo proletário da história ficou conhecido como Comuna de Paris. A Comuna de Paris foi fundada na capital da França em 1871, a partir da resistência popular frente a invasão prussiana.

A Comuna de Paris foi a primeira tentativa da história de se implementar um governo socialista de acordo com os ideais de Karl Marx e daqueles definidos pela Primeira Internacional dos Trabalhadores. Contudo, esse governo durou pouco mais de dois meses, setenta e dois dias, e foi destituído de forma bastante dura depois de batalhas bastante sangrentas, em derrotas infligidas tanto pelo exército prussiano como pelas autoridades de Paris. Estima-se que mais de vinte mil membros da Comuna de Paris foram mortos só pelas tropas francesas.

Apesar de sua breve duração, o esforço e o empenho dos franceses durante a Comuna de Paris serviram de modelo e inspiração para todos os movimentos sociais e revolucionários de esquerda do século XX, especialmente aqueles do início do século como a Revolução Russa de 1917.

O significado de Comuna está na categoria Significados