Significado de Comunicação Empresarial

O que é Comunicação Empresarial

A comunicação empresarial é a grande ferramenta estratégica de planejamento, aplicada dentro de um empreendimento com vistas a melhorar a imagem da empresa e de seus produtos.

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial envolve diversos setores de uma empresa, devendo haver a supervisão de assessoria de imprensa, a condução correta das ações de comunicação interna, envolvendo todos os empregados da corporação, e cuidando a todo momento do relacionamento com o público externo, envolvendo nesse caso os clientes, fornecedores e prestadores de serviços.

A comunicação empresarial é uma atividade essencial para que a empresa possa atingir seus objetivos de manutenção da própria reputação, tanto interna quanto externamente, assegurando suas estratégias de uma forma coerente para atingir ao mesmo tempo todos os interessados, considerados como seu público alvo, desde os acionistas e investidores até o cliente final.

O conceito de comunicação empresarial tem acompanhado a evolução dos meios de comunicação usados atualmente, tendo sido alterado nos últimos anos em virtude da forte concorrência e das novas tecnologias.

Com a alteração e evolução dos conceitos que a envolvem, a comunicação empresarial não deve ser entendida apenas como um meio de divulgação das notícias favoráveis sobre a empresa e seus produtos, ou seja, não é possível mais controlar o que está sendo divulgado, muito menos as notícias desfavoráveis que, em virtude das redes sociais e do acesso público, não podem mais ser evitadas.

Com esse novo tipo de comunicação existente, a empresa não pode mais ter apenas a visão extremamente redutora da comunicação empresarial, devendo fazer com que tenha uma área de abrangência muito mais ampla, mostrando os reais interesses de suas metas e objetivos em atender bem o seu público, desenvolvendo produtos que atendam os consumidores e que mantenham sua capacidade competitiva no mercado, garantindo não só sua sobrevivência quanto a manutenção dos empregos de seus colaboradores.

Diante disso, a comunicação empresarial deve ser vista e enquadrada como um sistema de comunicação integrada, sendo uma das atividades do planejamento estratégico, envolvendo todas as áreas voltadas para o contato com o seu público, como a assessoria de imprensa, a comunicação interna entre os colaboradores e os diversos setores, a atividade social da empresa através de organização de eventos e de relações públicas, a propaganda e publicidade, entre outras.

A comunicação empresarial, por esse motivo, deve ser trabalhada, em todos os setores essenciais, por profissionais voltados para essa área, como profissionais de jornalismo, de publicidade ou de relações públicas.

Muitas empresas atribuem a comunicação empresarial aos diretores e gestores, treinados especificamente para atuar dentro da comunicação, uma vez que os seus conhecimentos de gestão tornam-se importantes para a prática da boa comunicação da empresa.

Comunicação empresarial e organizacional

Embora possamos classificar, em determinadas situações, a comunicação empresarial e a comunicação organizacional, é necessário também saber fazer a distinção correta entre esses dois conceitos. As inúmeras mudanças ocorridas nos últimos tempos dentro da comunicação fazem com que, para trabalhar com a comunicação de uma empresa, deva-se utilizar a expressão comunicação organizacional, mais adequada do que a comunicação empresarial, por ser mais abrangente que esta.

Os conceitos, no entanto, podem variar, e isso em virtude de cultura vivenciada nos locais de atividade das empresas. Os Estados Unidos, pela sua própria cultura, estabelece que a comunicação organizacional é mais voltada para os acontecimentos que ocorrem dentro dos limites da própria organização. Em outros países, principalmente entre nós, da América Latina, a comunicação organizacional é mais voltada para as relações públicas.

Alguns estudiosos estabelecem que a comunicação empresarial é mais direcionada para o lucro da empresa, buscando manter os consumidores e clientes cientes de suas atividades, colocando a comunicação organizacional para as empresas sem fins lucrativos, relacionando a atividade com os interesses internos e externos de uma instituição, buscando o favorecimento das pessoas que dela dependem.