Significado de Comunista

O que é Comunista

Comunista é uma pessoa que adere ao movimento do Comunismo, ou que possui uma mentalidade comunista.

O que é comunista:

Pessoas com tendências comunistas são as que pensam de formas parecidas com as que o comunismo tem como ideologia ou causa.

Para entender as causas e objetivos de pessoas comunistas, é importante que você saiba o que é o comunismo e seu significado.

O que é comunismo?

Comunismo vem do latim “communis” que significa: comum ou universal, sendo assim público.

É importante saber que o comunismo teve várias alterações desde a sua criação e surgimento. Ele é ligado diretamente a ideologias políticas e socioeconômicas.

Origem do comunismo

O Comunismo surgiu com Karl Marx e Friedrich Engels, no ano de 1848. Ele teve origem dos movimentos socialistas, afirmando que, após a Revolução Industrial, as situações em que os ‘funcionários’ trabalhavam ou condições de vida que possuíam era daquela maneira por culpa do movimento capitalista.

Manifesto comunista

Esse movimento comunista ficou popular pelo panfleto ‘Manifesto Comunista’, que foi publicado em 21 de Fevereiro do ano de 1848. Esse movimento foi regido pela Liga dos Comunistas (associação de trabalhadores que era como uma sociedade secreta, de acordo com Karl Marx).

O Manifesto Comunista queria alcançar dois principais objetivos: redução da carga de trabalho de 12h para 10h e a opção de votar universalmente (naquela época ainda só para homens).

Princípios do comunismo

A luta de Karl Marx e Friedrich Engels nasceu por haver a classe da burguesia (classe rica) e o proletariado (classe trabalhadora pobre). O principal problema era que os ambientes de trabalhos eram precários e as jornadas de trabalhos muito altas.

Eles entendiam que, se na sociedade, todos tivessem a mesma classe social, acabaria a precariedade e os problemas econômicos que existiam no Capitalismo.

Considerava também que, se a classe trabalhadora era a que produzia a riqueza, logo, ela deveria ser a mais beneficiada. Todos deveriam ter a mesma situação econômica e não deveria existir um partido para reger essas economias. Nessa ideologia, não existe nada que seja individual.

Quem pertence à um partido comunista tem como objetivo colocar esses ideais em prática em seu governo e os eleitores adeptos a essa ideologia são chamados de Comunistas.

Comunistas famosos:

  • Che Guevara;
  • Carlos Marighella;
  • Emiliano Zapata;
  • Martin Luther King.

Curiosidades e definições comunistas

Comunista de Iphone: Esse é um termo usado para ironizar o uso de aparelhos que foram criados através do sistema capitalista. Ou seja, uma pessoa que se diz comunista e usa Iphone, de acordo com esse argumento, está sendo contraditório, pelo fato de usufruir de equipamentos em que a burguesia (classe alta) utiliza.

Comunista e socialista: Nem sempre há um acordo com o que diz respeito ao comunismo e socialismo, mas segundo Karl Marx, o socialismo é uma etapa para se chegar ao Comunismo. Sendo assim, o comunismo é a etapa final do Socialismo.

Comunistas versus integralistas: Os integralistas defendem a organização de uma sociedade com ordem e paz através de hierarquias sociais. Ou seja, essa ideia se opõe ao Comunismo, dizendo que é necessário que haja pessoas no poder e que você conquiste seus ideais através de seus méritos, ou como conhecido: meritocracia.

Comunista e capitalista: Pessoas capitalistas são as que acreditam que você é quem define o seu destino, se você quiser chegar algum lugar deve lutar por aquele objetivo.

Comunistas acreditam que, como todos são iguais, não se deve ter alguém em algum lugar mais alto que outras pessoas. Todos devem estar na mesma classe social.

O significado de Comunista está na categoria Significados