Significado de Condicionante

O que é Condicionante

Condicionante é um substantivo e um adjetivo de dois gêneros (ou seja, pode ser escrita como “a condicionante ou o condicionante”), além de ser uma palavra derivada do verbo condicionar.

O significado de Condicionante é aquilo que ou o que condiciona, que restringe ou cria condicionamentos.

Ou seja, entende-se como condicionante aquilo que estabelece condições para a realização ou o cumprimento de alguma coisa.

Um exemplo desse caso se trata da condicionante ambiental, que consiste em um compromisso e garantia que precisa existir entre um empreendedor e seu projeto, de modo que, após programas e medidas mitigadoras previstas em estudos ambientais, visa assumir por força dos limites e padrões impostos em normas e leis, sobre os impactos ambientais. As condicionantes ambientais são, dessa forma, ações que visam mitigar e controlar impactos que podem afetar drasticamente o meio ambiente em que um determinado empreendimento será ou está sendo inserido.

Condicionante é também o que constitui uma condição para a ocorrência de um fato.

Por exemplo:

“A atividade física é um agente condicionante para a saúde.”

“O sucesso das empresas depende de vários elementos condicionantes, tais como o acesso a novas tecnologias.”

Um outro exemplo desse contexto está presente na matemática, afinal existem várias condicionantes internas ou externas ao aluno que são fundamentais para o aprendizado desta matéria, tais como: o estilo de aprendizagem, a língua falada, o funcionamento do cérebro, os fatores socioculturais, entre outros.

Condicionante é um termo que também pode trazer a ideia de impor condição ou definir algo como condição – pôr em condição –, ou seja, é o mesmo que imposição ou obrigação, similar à definição anterior, indicando que é aquilo que condiciona, que é condicionante.

Por exemplo:

“Tem-se a maioridade como condicionante para ter direito à herança.”

“Saber ler e escrever é condicionante para ser apto a prestar concurso público.”

Na Psicologia, condicionante é a palavra que denota o fator que cria um condicionamento (palavra substantiva que indica o ato ou o efeito de condicionar).

Dependendo da ideia e contexto, condicionante pode ter sinônimo de ressalva, restrição ou exceção. Outros termos que também podem se encaixar na semelhança da palavra condicionante são:

  • Cláusula,
  • Disposição,
  • Dissimulação,
  • Obrigação,
  • Reserva,
  • Salvaguarda.

Agentes condicionantes são o nome para o conjunto de substâncias que podem ser encontradas em produtos de cosméticos voltados para o bem-estar do cabelo. São, por exemplo, as proteínas, os silicones, as vitaminas, entre outros.

Os agentes condicionantes destes produtos apresentam variadas funções, que vão desde promover um maior brilho aos fios até reduzir o impacto de lesão, fazendo com que eles fiquem mais resistentes.

Condicionante em inglês pode ser traduzido como conditioning.

O significado de Condicionante está na categoria Significados